A TecBan se uniu à startup Lina para acelerar o desenvolvimento do open finance no Brasil. As duas empresas desenvolvem soluções que possibilitam o compartilhamento de dados para atender às demandas de open finance desde que o conceito foi implementado no País, há três anos. Agora, por meio desta parceria, somam suas expertises para atuarem juntas no desenvolvimento de serviços ainda mais customizados e fáceis de se adequar a qualquer evolução regulatória.
O Open Finance facilita a troca de informações entre instituições financeiras, fintechs, seguradoras e insurtechs, o que reduz a complexidade e acelera a integração. Isso permite uma gestão mais ágil de pagamentos, com redução de burocracias, beneficiando tanto operações físicas quanto digitais.
Segundo Rogério Melfi, gerente de Open Finance na TecBan, as vantagens do Open Finance se estendem a outros serviços, incluindo a realização de pagamentos em uma única plataforma, oferecendo praticidade nas transações e vantagens como condições de crédito mais favoráveis, maior agilidade e eficiência na concessão de empréstimos, redução de custos e maior transparência.
Como uma empresa que opera há mais de quatro décadas sendo uma plataforma multibanco e multiacesso, que tem ampliado sua atuação em colaboração com outros players do setor, a TecBan se tornou uma verdadeira facilitadora no caminho da transformação digital e adoção de novas soluções, pois acredita e aposta na inovação aberta.
"Do físico ao digital, a TecBan processa com segurança e eficiência as solicitações de milhões de clientes, todos os dias. Portanto, conhecemos cada um dos desafios desse ecossistema e era natural que fossemos pioneiros na implementação do Open Banking/Finance no Brasil. De maneira que também consideramos muito saudável a aproximação com parceiros estratégicos, que vão aprimorar ainda mais o sistema aberto em todo território nacional", pontua Melfi.
Criada em 2019, a Lina nasceu da junção de um time de especialistas de diferentes áreas do mercado financeiro. Sendo que em 2023, a fintech especializada em infraestrutura tecnológica para a economia de compartilhamento de dados, dobrou sua carteira de clientes no Open Banking, atingindo a marca de 100% de crescimento. E consolidou sua posição de liderança no Open Insurance, com 30% de participação de mercado.
"Nosso objetivo é a integração de sistemas e o compartilhamento seguro de dados e serviços, apoiando nossos clientes com soluções que atendem desde os processos de conformidade regulatória, já que nossa atuação é no ecossistema regulado, até as necessidades relacionadas à inteligência de dados", destaca o CEO da Lina Open X, Alan Mareines.
Hoje, a Lina tem mais de 30 clientes utilizando as soluções de conformidade regulatória e inteligência de dados no Open Finance (Banking, Insurance & Investment), com um portfólio que abrange algumas das principais seguradoras do país, além de instituições de pagamento, fintechs e cooperativas de crédito e bancos de todos os tamanhos.