A HP e a Foxconn assinaram um acordo para construção de uma fábrica de impressoras na cidade de Chongquing, na China. De acordo com o jornal Want China Times, a unidade terá capacidade de produção anual de 30 milhões de impressoras. O valor do investimento conjunto não foi revelado.
As duas companhias já haviam assinado um acordo parecido em 2009, quando investiram US$ 3 bilhões para montagem de uma fábrica de notebooks na mesma cidade. A partir desse acordo, firmado há três anos, a região se desenvolveu e especializou na produção de computadores portáteis – no ano passado, ela respondeu por um terço da fabricação mundial de laptops, com 120 milhões de unidades embaracadas.
Desde a saída do secretário do Partido Comunista Chinês, Bo Xilai, do comando do município, o governo tenta trazer investimentos de TI para transformar a cidade num polo tecnológico. As autoridades tiveram reuniões e acordos recentes com representantes de empresas do setor, o último deles com o CEO da Acer, JT Wang. Em relação a este acordo entre a HP e a Foxconn, os políticos locais se comprometeram a cumprir as cláusulas do contrato, principalmente no que se refere à confidencialidade dos dados financeiros.