Operadoras querem contra-atacar OTTs com NFV, diz pesquisa

0

Pesquisa da empresa de análise de mercado Heavy Reading solicitada pela fornecedora de soluções de entrega de aplicações F5 Networks mostrou que 90% dos executivos de 73 das maiores operadoras móveis no mundo pretendem investir em virtualização de funções de rede (NFV). Essa é uma das soluções para ganhar mais competitividade frente às over-the-top (OTTs), segundo a companhia. Além disso, 72% vêm o modelo NFV como o melhor caminho para construir uma tele "virtualizada, escalável e elástica". Para 70%, essa tecnologia agilizará o desenvolvimento e entrega de apps e serviços móveis.

No entanto, isso não significa que todos estejam abertos a investir nessa tecnologia: apenas 28% das companhias pesquisadas tinham infraestrutura NFV, enquanto 30% disseram estar implantando nos próximos 12 meses. Outros 30% afirmaram que planejam usar a virtualização em um prazo de um ano e meio.

Apesar de reconhecer a importância dessa tecnologia, 65% dos entrevistados acham que a NFV pode ser insegura. Outro problema é a desinformação: 41% dos entrevistados disseram não saberem o suficiente sobre a virtualização das funções de rede.

O levantamento afirma que 57% das empresas dizem que o time to market é o maior desafio em relação às aplicações móveis. Além disso, diz que 55% desejam "avançar na visão" de gerenciamento de experiência do consumidor (CEM) para fidelizar usuários. A F5 diz ainda que 54% estão preocupados com gastos para atualizar a infraestrutura interna; 53% buscam conquistar "novos padrões de lucratividade e eficiência"; e 45% abrem o jogo e assumem estar preocupadas com OTTs.

5G e IoT

Para 88% dos entrevistados, o tráfego nas operadoras aumentará nos próximos dois anos por conta da explosão de dispositivos IoT. Novamente, a segurança é uma preocupação: 60% enxergam que a conexão entre a IoT e os data centers como "um fator de risco". Por outro lado, a 5G ainda é um futuro distante: 56% disseram estar apenas estudando investimentos em novas tecnologias de capacidade e latência na interface de rede, enquanto outras 47% estão analisando mudanças nas arquiteturas em função da nova tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.