Programa incentiva inovação com financiamento para pequenos empreendedores

0

Micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e startups têm a chance de prototiparem seus produtos através do programa SibratecShop, desenvolvido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Sebrae, Senai, CNPq, e Finep, e gerido pelo Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

Pelo programa, em 2017, o Inatel pode desenvolver até 15 protótipos ao custo total de até R$ 30 mil cada, sendo 20% custeados pelo empreendedor e os outros 80% pelo Sebrae. O gestor do SibratecShop no Inatel, Raphael Cardoso, explica que o programa visa aproximar os empresários de pequenas empresas dos laboratórios abertos integrantes da rede, sendo estes considerados centros de excelência em suas áreas de atuação, como é o caso do Laboratório Aberto do Inatel.

Após a definição dos requisitos do projeto e de sua aprovação no programa, o protótipo é desenvolvido em um período máximo de três meses, contando com a participação de especialistas do Laboratório Aberto do Inatel e do Inatel Competence Center (ICC). "O diferencial é a transferência tecnológica no formato hands-on. O empreendedor não faz apenas uma encomenda de protótipo, ele participa do desenvolvimento. Ele acompanha a aplicação de todo o recurso e absorve um conjunto de conhecimentos inerentes ao desafio do seu protótipo", explica.

Duas empresas locais já se beneficiaram do programa. A B3D desenvolveu o protótipo de uma placa integrada para suas impressoras 3D, que até então era importada. "Foi de grande importância para a empresa e também será um avanço tecnológico para todas as empresas brasileiras que produzem impressoras 3D. Hoje, temos a proposta de desenvolver a curto e médio prazo outras placas integradas com mais recursos para atender novos mercados", afirma o empresário Leonardo Amaral.

A empresa V2Tech Soluções utilizou o programa para o desenvolvimento de um protótipo de um novo produto na área de segurança veicular e destaca o aprendizado hands-on. "A equipe aprendeu a utilizar as melhores ferramentas e softwares para o desenvolvimento do protótipo, além de absorver uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos que minimiza erros ao longo de todo trabalho", diz o diretor da empresa, Thiago Dias, que destaca ainda a eficácia dos times do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel e do Inatel Competence Center (ICC). "Eles conseguiram dimensionar um planejamento exato com o curto prazo existente para execução todas as tarefas. Sem eles este projeto não teria sido tão proveitoso e satisfatório".

Podem se beneficiar com o Sibratecshop as microempresas, empresas de pequeno porte, empresas incubadas, startups, microempreendedores individuais (MEI) e também produtores rurais que apresentem um desafio tecnológico. Os interessados devem procurar o Núcleo de Empreendedorismo do Inatel. Além do Instituto em Santa Rita do Sapucaí, integram o Sibatecshop o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Porto Digital em Pernambuco e a rede de laboratórios abertos do SENAI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.