Nova plataforma une compradores e vendedores de serviços de TI

0

A startup brasileira MatchIT lança uma plataforma B2B especializada em serviços de TI. A proposta é automatizar – por meio de algoritmos de inteligência artificial (IA), como Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Processamento de Linguagem Natural (PLN) – as melhores conexões possíveis entre compradores e vendedores. Esse mach leva em conta, por exemplo, as especificades das tecnologias em pauta, as prioridades dos compradores e a capacidade de entrega dos vendedores.

Hospedada no Parque Tecnológico da Unicamp desde 2021, a startup tem como uma de suas metas apoiar líderes de tecnologia. Hoje eles abrangem um universo de mais de 300 mil CTOs, heads de inovação, diretores de infraestrutura e de aplicações em busca por parceiros de serviços para projetos de transformação digital.

A MatchIT também se propõe a auxiliar o outro lado desse balcão: equipes comerciais das cerca de 30 mil empresas que prestam serviços de TI no País, fazendo com que a primeira etapa da relação de compra e venda de serviços seja mais simples, ágil, transparente e vantajosa para os dois lados. Um terceiro perfil de clientes são os grandes fabricantes de TI que poderão usar a plataforma para apoiar o seu canal de vendas. A meta da empresa é fechar 2022 com 3.000 usuários, distribuídos entre fornecedores de serviços de TI e contratantes.

Sob medida

De acordo com Rose, por meio da MatchIT é possível resolver o problema da contratação sem expor as companhias. A plataforma facilita aos gestores adotarem as regras de compliance das empresas onde trabalham, bem como chegar às melhores opções de fornecedores. Na prática, o comprador de tecnologia insere as principais características de seus projetos e suas necessidades específicas na plataforma.

A MatchIT faz a curadoria das informações, processa os dados utilizando seus algoritmos de IA e entrega os três provedores de serviços de tecnologia melhor ranqueados para que o comprador decida com quem quer iniciar uma conversa via chat. Os algoritmos levam em conta diferenciais como a experiência, o perfil de clientes e a disponibilidade de entrega dos provedores de serviços, sempre tendo em vista as dificuldades de especificação e complexidade dos vários perfis de projetos de TI.

Caso não sejam encontrados fornecedores com, no mínimo, 80% de afinidade entre as necessidades solicitadas, quem entra em campo é o time MatchIT, que sai em busca de fornecedores que atendam àquela demanda. O retorno se dá em até 72 horas.

Assinatura de serviços

O modelo de negócios da startup prevê a venda de campanhas de branded content para fornecedores de TI, assim como a venda de assinaturas com inteligência de mercado para fabricantes de TI e seus canais de venda, incluindo analytics dos vendedores dentro da plataforma. Os vendedores que o desejarem, poderão contratar planos avançados para terem mais informações sobre o desempenho dos diferenciais de sua proposta de valor dentro da plataforma, de forma a balizarem melhor as suas ofertas e se tornarem mais assertivos em seu posicionamento comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.