Começou a funcionar no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) uma experiência pioneira de Laboratório de Democracia Direta Digital (LabD3). O objetivo do laboratório é prospectar, desenvolver e testar aplicativos voltados, principalmente, para as tecnologias modernas, que serão colocadas à disposição do público por meio de dispositivos como celular, internet, TV digital, videogames, urnas eletrônicas, caixas automáticas, call center e ambientes comunitários virtuais (MySpace, Orkut, SecondLife, etc.).
A idéia é que esses meios possam ajudar os cidadão a participar diretamente das decisões públicas nas mais variadas áreas.
O laboratório conta com equipes de conhecimento multidisciplinar, infra-estrutura física adequada, equipamentos, softwares, e buscará apoio e parceria de empresas, bem como de universidades.
Segundo o Ciasac, a iniciativa deve possibilitar, por meio da pesquisa e inovação, o desenvolvimento de aplicações em que o cidadão poderá expressar interativamente a sua decisão
sobre determinado assunto, preferência, acompanhar solicitações, ou ainda deliberar por meio do voto digital sobre alocação de recursos orçamentários a serem aplicados em projetos que beneficiarão sua comunidade, por exemplo,
através de um toque em seu celular.