Opera Mini deve alcançar até 200 milhões de usuários ao fim do ano

0

O browser Opera Mini, criado especialmente para celulares, deve alcançar até o fim do ano entre 100 e 200 milhões de usuários no mundo inteiro. Essa é a expectativa do chief standards officer da Opera, Charles McCathieNevile, que participou do 9º Tela Viva Móvel nesta quarta-feira, 19, em São Paulo. Em março, no último levantamento divulgado pela empresa, eram 55,2 milhões de usuários. Esta é a quantidade de pessoas que efetivamente utilizaram o navegador naquele mês e não o número de usuários que têm o software instalado em seus telefones, esclarece McCathieNevile. O Opera Mini vem crescendo rapidamente a sua base de usuários: em dezembro de 2008 eram 17,8 milhões. Os países que mais utilizam o aplicativo atualmente são: Rússia, Indonésia, Índia, China, Ucrânia, África do Sul, Nigéria, EUA, Vietnã e Reino Unido.
A receita da Opera vem principalmente de serviços de programação e licenciamento de navegadores para clientes como fabricantes de aparelhos e operadoras móveis. No Brasil, a TIM é uma das clientes da empresa. Outra fonte de receita é o mobile advertising, que hoje se limita à definição dos bookmarks que vêm pré-configurados no aplicativo.
McCathieNevile aproveitou sua palestra para passar uma mensagem: "O dinheiro da internet móvel não estará nos poucos milhões de usuários de iPhone, mas nos bilhões de usuários que acessarão a web através de celulares básicos".
Segundo dados apresentados pelo executivo, em maio de 2005, a web móvel representou apenas 2,3% dos acessos mundiais à internet. Ainda é pouco, mas já se percebe um crescimento sensível em relação a um ano antes, quando fora apenas 0,86%. No Brasil, no mesmo intervalo de tempo, a participação dos acessos móveis subiu de 0,1% para 0,34%.
Brasil
O executivo apresentou alguns números sobre a utilização do Opera Mini no Brasil. De outubro de 2008 a outubro de 2009, houve um crescimento de 113,3% da base de usuários do navegador no País e de 322,5% no número de páginas acessadas. Em outubro de 2009, os modelos de aparelhos que mais utilizaram o Opera Mini no Brasil foram, nessa ordem: Sony Ericsson W80, Nokia 5000, Nokia 5310, Nokia 5130, Nokia N95 e Nokia E71.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.