Exatos sete meses após entrar com pedido de concordata, completados nesta quinta-feira, 19, a Officer, distribuidora de produtos de tecnologia da informação que pertence ao grupo Ideasnet, já traça novos objetivos para este ano, contando que as assembleias de credores, marcadas para os dias 23 de maio e 6 de junho, no Rio de Janeiro, aprovarão o processo de recuperação judicial. Após essa etapa, acontece a fase de homologação pelo juiz, que tem prazo médio de 30 dias.
Em outubro do ano passado, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial a fim de romper com o ciclo vicioso de baixa liquidez financeira e buscou alternativas de tornar suas atividades sólidas e capazes de serem novamente competitivas. Em conjunto com a consultoria americana Alvarez & Marsal e com o suporte jurídico do escritório Galdino Coelho Mendes, pôde ter uma perspectiva mais apurada sobre o mercado e compor as bases para a construção de uma nova estrutura.
Outro importante movimento foi o aporte financeiro de R$ 50 milhões feito pela IdeiasNet, e a chegada de um novo CEO na companhia, Luiz Comazzetto, profissional que atuava como vice-presidente de vendas da Officer desde dezembro de 2014 e em maio de 2015 assumiu a presidência.
Comazzetto diz que a mudança radical do cenário econômico dos últimos anos impactou diretamente o mercado no qual a Officer atua. “Passamos por um momento muito duro em que nos demos conta de que tínhamos o legado de uma estrutura que priorizava faturamento em detrimento da rentabilidade, assim como alguns investimentos feitos na aquisição de empresas, eventos e patrocínios que impuseram a necessidade de buscarmos um novo foco”, comenta.
Diante disso, medidas foram tomadas para atingir os objetivos. O quadro de pessoas foi revisto para a nova realidade da empresa e hoje conta com aproximadamente 130 profissionais. As estruturas regionais não rentáveis foram desativadas, assim como marcas e produtos de portfólio cujas margens eram insuficientes. Além disso, foram introduzidos novos itens de desempenho para a equipe, que agora está envolvida em busca de maior margem, rentabilidade, capilaridade e pela redução da inadimplência. Era precisamente este o foco que a Officer precisava e que está em processo de implantação.
Essa nova perspectiva influencia diretamente na operação e o impacto disso foi a simplificação dos canais de vendas. As áreas de produtos de hardware,software e automação comercial também estão mais simples, com foco em ofertas que trazem diferenciais competitivos para a Officer. “Temos uma marca admirada pela distribuição, uma rede de revendas fiel e sólida e uma equipe que ama o que faz. Vamos superar essa crise e consolidar uma nova Officer!”, ressalta Luiz Comazzetto.