Publicidade
Início Notícias Negócios Setor de Telecom deve investir em IoT para crescer, recomenda Bain &...

Setor de Telecom deve investir em IoT para crescer, recomenda Bain & Company

0
Publicidade

O potencial de crescimento de internet das coisas (IoT), que deve movimentar mais de US$ 470 bilhões por ano até 2020, segundo estimativas da Bain & Company, é inegável. Mas quem será responsável pelo suporte de uma infraestrutura tão complexa que conecta diversos tipos de tecnologias e dispositivos?  O estudo da consultoria Close to Core: Telcos’ Competitive Advantage in the Internet of Things mostra que as empresas de telecomunicação terão de enfrentar esse desafio.

Segundo a análise, as organizações desse setor ainda são focadas em oferecer soluções específicas para seus clientes, e acabam investindo em nichos de mercado que já estão saturados.

Mas ressalta que a soma da experiência em conectividade, gestão de diretórios extensivos e ciclos de vida de dispositivos tornam o segmento de telecom o único player qualificado para atuar com IoT.

O levantamento da Bain & Company também selecionou estratégias para as três especialidades que devem ser desenvolvidas para atender às demandas da internet das coisas.

Entre as estratégias estão:

Conectividade de rede: é o ponto de partida para conquista de oportunidades em IoT. A indústria de telecomunicação tem experiência e capacitação para realizar o fornecimento de rede carrier-grade que atende aos requisitos de compliance e demandas de governança em um ambiente global de regulamentação.

Com o desenvolvimento de software-defined, as redes virtuais oferecem flexibilidade nos serviços sob medida, segurança e níveis de desempenho satisfatórios. Esses critérios serão essenciais para possibilitar que os clientes sejam autossuficientes nas provisões, quando for necessário, e permitir a integração com uma terceira parte do sistema, por meio do monitoramento apropriado de APIs.

Gestão do ciclo de vida: a oportunidade para as empresas de telecomunicação está baseada na expertise nas áreas de implementação, manutenção e desativação de milhares de dispositivos de suas redes, garantindo segurança, manutenção de diretórios e gestão dos direitos, mesmo após anos da instalação.

Soluções verticais: as companhias de telecom precisam escolher sua área de atuação direta para facilitar o trabalho dos mercados verticais dos provedores de solução. Aquelas que preferirem focar suas capacitações em algumas indústrias terão mais chances de ser bem-sucedidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile