Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) 72% das organizações apontam segurança como principal desafio para uso da nuvem

72% das organizações apontam segurança como principal desafio para uso da nuvem

0
De acordo com dados da Accenture, 72% das organizações apontam que a segurança é o principal problema para o uso da nuvem. O receio das empresas pode travar a inovação nos negócios e atrasar a transformação digital. Para evitar este risco, Vinicius do Valle Fraga, consultor de segurança da Accenture, explicou quais os principais erros que as corporações costumam fazer e que abrem brechas na segurança.
Publicidade

“O multicloud cresceu muito e 94% das empresas que usam nuvem contam com mais de um provedor. Dentro destes ambientes, 99% das falhas são ocasionadas por culpa humana, relacionada principalmente a erros de configurações”, explicou Fraga durante o Cloud Summit, evento online promovido hoje (19/5) pela Palo Alto Networks. 

Além do erro de configuração, causa número 1 em brechas de segurança na nuvem, padronização de configurações sem um mínimo de segurança também são riscos. Essas falhas de segurança levam 280 dias, em média, para detecção e contenção de uma invasão, segundo o especialista. 

Para Fraga, a nuvem não pode ser um impeditivo para a inovação. Como exemplo, estão os resultados das iniciativas da própria Accenture em cloud, onde 95% das suas aplicações já estão. “O DevSecOps acelerou em três vezes sua produção e entrega e tivemos 70% de redução de custos.” 

Para garantir a segurança na nuvem, ele aponta três pontos: 

  • Segurança por padrão, com uma configuração montada já pensando na segurança. 
  • Monitorar o comportamento do usuário para traçar padrão, com alertar para quando houver desvios, como o login por outro endpoint ou o aumento no número de tráfego de dados. 
  • Terceirizar a segurança para um especialista. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile