Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa revela trabalhadores divididos entre voltar ou não ao escritório

Pesquisa revela trabalhadores divididos entre voltar ou não ao escritório

0
Publicidade

Escritórios em todo o mundo continuam abertos para negócios e, embora muitas empresas estejam esperando que os funcionários retornem em tempo integral, uma nova pesquisa sugere que isso provavelmente não aconteça. De acordo com o estudo global realizado pela OnePoll em nome da Citrix Systems, os funcionários estão divididos sobre como querem trabalhar daqui para frente. Mas uma coisa é certa: a maioria aprecia a flexibilidade que lhes foi dada para trabalhar de qualquer lugar e está disposta a deixar o emprego para mantê-la. Dos 6.500 trabalhadores pesquisados em dez países, 57% preferem o trabalho híbrido e 69% abandonarão suas posições atuais se a flexibilidade não for uma opção.

“Os funcionários viram o impacto positivo que o trabalho flexível pode ter em tudo, desde engajamento e produtividade até equilíbrio entre vida profissional e pessoal, saúde mental e meio ambiente”, destaca Traci Palmer, vice-presidente de Recursos Humanos e Organizacionais da Citrix. “Funcionários esperam que os empregadores o adotem e invistam em ferramentas e processos que os capacitem a trabalhar quando, onde e como funcionam melhor.”

O modelo de trabalho flexível está em pleno vigor. Dos funcionários pesquisados nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália, Alemanha, Holanda, Brasil, Colômbia, México e Japão, 71% trabalham ou planejam trabalhar no escritório entre um e quatro dias por semana e 49% são totalmente remotos e planejam ser permanentemente.

“O trabalho hoje não é um lugar”, afirma Palmer. “Trata-se de onde os funcionários realizam seu melhor trabalho, e isso pode ser em casa, no escritório, na estrada e em qualquer lugar.”

Cada funcionário é diferente, e as empresas precisam reconhecer e acomodar seus desejos e necessidades únicas se quiserem atrair e reter as pessoas necessárias para apoiar seus negócios. Por exemplo, muitos entrevistados da pesquisa Citrix-OnePoll desejam trabalhar em casa pelo menos parte do tempo por um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (42%) e economia de tempo e de custos associados ao deslocamento (35%).

Por outro lado, outros entrevistados indicaram que gostariam de ir ao escritório pelo menos uma vez por semana por se sentirem mais produtivos e engajados (36%), colegas/gerentes estão presentes (36%) e melhor acesso à informação (33%).
Além de onde trabalham, os funcionários que participaram da pesquisa Citrix-OnePoll também desejam flexibilidade no horário de trabalho com 30% que desejam a liberdade de escolher a frequência com que trabalham no escritório, em vez de a empresa exigir um determinado número de dias.

“Dar aos funcionários a flexibilidade de adequar seu ambiente de trabalho e horários aos resultados que eles estão tentando entregar dá a eles espaço para ter sucesso”, disse Palmer.

E se a pesquisa Citrix-OnePoll for uma indicação, as empresas precisarão fazer isso se quiserem atrair e reter os talentos necessários para impulsionar seus negócios. Os números revelaram que 69% considerariam deixar o emprego se não for oferecido um modelo flexível.

“O trabalho híbrido é a base sobre a qual o futuro do trabalho será construído, e as empresas que reconhecem isso e implementam processos e tecnologias para apoiá-lo podem cultivar a força de trabalho flexível, ágil e capacitada de que precisam para inovar e crescer”, ressalta Palmer.

A Citrix fornece uma plataforma de espaço de trabalho digital completa a partir da qual as empresas podem fornecer os aplicações e as informações de que os funcionários precisam para fazer seu melhor trabalho, onde quer que estejam. Clique aqui para saber mais sobre as soluções Citrix e o valor que elas podem oferecer para sua organização.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile