Serpro lança plataforma de informações para cadeia do agronegócio

0

Durante o AgroBrasília 2025, o Serpro, empresa de TI do governo federal, vai lançar o Raiz Tech, uma plataforma de informações especialmente voltada para a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, como instituições financeiras, cooperativas e o mercado de insumos e equipamentos agrícolas.

"Trata-se de um ambiente de inteligência de negócios destinado ao segmento rural e ambiental. Ali, nós teremos informações consolidadas sobre o agro, gestão territorial, meio ambiente e temáticas afins. Vamos convergir dados de diversas bases oficiais do governo. A ideia é entregar respostas para as perguntas que o mercado está fazendo", explica Bruno Vilela, superintendente da área do Serpro que cuida de negócios estratégicos.

Estreia

O Raiz Tech estreia com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com dados do Programa ABC+, que visa reduzir as emissões de carbono e aumentar a sustentabilidade da produção agrícola. "Nesse primeiro momento já será possível, por exemplo, que os interessados saibam, com dados georreferenciados, onde estão as áreas de pastagem degradadas do país, incluindo o histórico de conversão e recuperação", anuncia Vilela.

As próximas inclusões devem trazer informações do INCRA e da Agência Nacional de Águas, além de outras do próprio MAPA, como as relativas a sistemas irrigados e "terminação intensiva a pasto", técnica que busca utilizar a capacidade produtiva do pasto para otimizar o ganho de peso dos animais.

Além de trazer mais segurança ao ambiente de negócios, a divulgação das informações também traz mais transparência e impulsiona as políticas públicas do governo. O sistema estará disponível como API, funcionando de forma integrada às aplicações do cliente, dispensando a intervenção humana e com a capacidade de lidar com grande volume de dados e atualização em tempo real.

Entregas

O Raiz Tech é a última entrega do Serpro para o agro. A empresa pública também é responsável por sistemas como a Plataforma Agro Brasil + Sustentável (que auxilia a qualificação dos produtores rurais), o Mapa Conecta (direcionado à inovação e empreendedorismo), o SDA Digital (que promove a digitalização dos processos da certificação agropecuária) além de sistemas de consulta, como o do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e o Práticas Agropecuárias Sustentáveis (voltado para o plano Safra).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.