HP anuncia notebook de baixo custo com sistema operacional Endless

1

A Endless e a HP anunciaram nesta segunda-feira, 19, o lançamento do notebook HP 240 com o sistema operacional Endless OS, desenvolvido com foco na inclusão de primeiros usuários na era digital.

O sistema operacional foi desenvolvido com base em pesquisas em regiões onde a população tem acesso restrito à internet e grande familiaridade com smartphones. Ele vem com mais de cem aplicativos e inclusão incluindo uma enciclopédia com mais de 80 mil artigos, jogos educacionais, ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações, e programas para editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.

Para a HP, o produto representa uma oportunidade de oferecer soluções cada vez mais personalizadas de acordo com a necessidade de seus usuários. Segundo Bruno Ortolani, gerente de Produtos da HP Inc., o foco da empresa é a experiência do usuário. "Oferecer um produto que promove inclusão digital e permite que a HP alcance um número cada vez maior de pessoas que, mesmo sem conhecimento prévio, terão oportunidade de adquirir seu primeiro notebook e usá-lo sem dificuldade ou limitações devido à conexão", afirma Ortolani.

Para a diretora geral da Endless no Brasil, Roberta Antunes, "ao simplificar a experiência de uso do computador, que passa a ter valor para o usuário com ou sem internet, o sistema pode abrir as portas para um novo mercado: um vasto universo de usuários que sonha com o primeiro computador".

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) encomendada pela Anatel, 6 milhões de residências brasileiras ainda não possuem acesso à internet por falta de cobertura e, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 68% dos domicílios ainda não têm computador portátil.

Com o produto, a HP pretende expandir o mercado consumidor criando um novo conceito de computador que já vem pronto para família, sem necessidade de compra de pacotes adicionais. Além disso, a empresa enxerga outro público que será beneficiado pela parceria. "Empresas que buscam soluções educacionais por meio de uma plataforma acessível e que permite a adição de pacotes desenhados para fins de educação também poderão se beneficiar do novo produto", conclui Ortolani.

O notebook HP 240 com Endless está disponível a partir de R$1.499,00 com processador Intel Core i3, memória de 4GB, disco de 500GB, tela de 14' HD, webcam integrada e gravador de DVDRW.

1 COMENTÁRIO

  1. Baixo custo ? R$ 1.500,00 ? Julgo necessário que a HP dê uma passeada pelas lojas de Informática e Livrarias para ter uma ideia efetiva de custos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.