Intel lança plataforma e IA e analytics com novo processador, memória, armazenamento e soluções FPGA

0

A Intel acaba de lançar seus processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª Geração, além de adições ao seu portfólio de IA de hardware e software, permitindo que os clientes acelerem o desenvolvimento e o uso de cargas de trabalho de analytics e de IA em execução em centros de dados, redes e ambientes de borda inteligente. Primeiros processadores de servidor com suporte bfloat16 integrado do setor, os novos processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª Geração tornam a inferência e o treinamento em inteligência artificial (IA) mais amplamente implementáveis em CPUs de uso geral para aplicativos que incluem classificação de imagens, mecanismos de recomendação, reconhecimento de fala e modelagem de linguagem.

"Hoje em dia, a capacidade de implantação rápida de IA e data analytics é fundamental para as empresas. Seguimos comprometidos com o aprimoramento da aceleração de IA embutida e com as otimizações de software nos processadores que alimentam os centros de dados e as soluções de ponta de todo o mundo, bem como com a entrega de uma fundação incomparável de silício para obter os melhores insights a partir de dados", explica Lisa Spelman, vice-presidente corporativa da Intel e diretora geral no Xeon and Memory Group.

Porque é importante?

IA e analytics abrem novas oportunidades para clientes de diversos setores, incluindo finanças, cuidados com a saúde, industrial, telecom e transportes. Segundo previsão do IDC, até 2021, 75% dos aplicativos de empresas comerciais irão usar IA. O mesmo instituto afirma que até 2025 aproximadamente um quarto de todos os dados gerados serão criados em tempo real, sendo que os dispositivos com IoT responderão por 95% desse aumento.

Amplitude de portfólio e suporte ao ecossistema inigualável para IA e analytics

As novas plataformas de dados da Intel, aliadas a um ecossistema dinâmico de parceiros usando as tecnologias de IA da Intel, são voltados para a monetização de dados pelas empresas por meio da implantação de IA e serviços de analytics inteligentes:

  • Novos processadores Intel Xeon escaláveis de 3ª Geração: A Intel está ampliando ainda mais seus investimentos em aceleração de IA embutida nos novos processadores escaláveis Intel® Xeon® de 3ª Geração por meio da integração do suporte bfloat16 à tecnologia exclusiva para processadores Intel DL Boost. O bfloat16 é um formato numérico compacto que usa metade dos bits do formato FP32 de hoje com resultados semelhantes e com o mínimo de alterações de software necessárias. A adição do suporte bfloat16 acelera o treinamento de IA e o desempenho de inferência na CPU. As distribuições otimizadas pela tecnologia da Intel para as principais estruturas de deep learning (incluindo TensorFlow e Pytorch) têm suporte bfloat16 e estão disponíveis no kit de ferramentas Intel AI Analytics. A Intel também oferece otimizações bfloat16 em seu kit de ferramentas OpenVINO e no ambiente ONNX Runtime para facilitar as implantações de inferência.

Os processadores Intel Xeon de 3ª Geração "Cooper Lake" são uma evolução da oferta de processadores de 4 e 8 soquetes da Intel. O processador foi desenvolvido para ações de deep learning, virtual machine (VM) density, in-memory database, aplicações de missões críticas e cargas de trabalho com analytics intensivos. Clientes que planejam atualizar infraestruturas antiquadas podem esperar um ganho estimado de 1.9x em cargas de trabalho comuns e até 2.2x mais VMs em comparação a plataformas equivalentes de 4 soquetes de 5 anos.

  • Nova memória persistente Intel Optane: Como parte da plataforma Intel Xeon escalável de 3ª Geração, a empresa também anunciou a chegada da memória persistente Intel® Optane série 200, oferecendo aos clientes até 4,5 TB de memória por soquete para o gerenciamento de cargas de trabalho intensivas em dados, usados na memória de bancos de dados, virtualização densa, analytics e computação de alta potência.
  • Novos SSDs NAND Intel 3D: Para sistemas de armazenamento de dados em matrizes all-flash, a Intel anuncia a chegada de seus SSDs de última geração e alta capacidade Intel 3D NAND, nos modelos D7-P5500 e P5600. Os SSDs NAND 3D contam com a mais recente tecnologia 3D NAND de célula de nível triplo (TLC) da Intel e um novo controlador PCIe de baixa latência para atender aos intensos requisitos de IO das cargas de trabalho de IA e de analytics, além de recursos avançados para melhorar a eficiência de TI e a segurança dos dados.
  • Primeiro FPGA otimizado com IA da Intel: A Intel anunciou a chegada dos seus novos FPGAs Intel® Stratix® 10 NX, os primeiros FPGAs da Intel otimizados por IA e direcionados à aceleração de IA de alta largura de banda e baixa latência. Com esses FPGAs, os clientes terão acesso a uma aceleração de IA personalizável, reconfigurável e escalável para aplicativos exigentes de computação, como processamento de linguagem natural e detecção de fraude. Os FPGAs Intel® Stratix®10 NX contam com memória integrada de alta largura de banda (HBM), recursos de rede de alto desempenho e novos blocos aritméticos otimizados para IA, os AI Tensor Blocks, que contam com matrizes densas de multiplicadores de menor precisão normalmente usados para aritmética do modelo de IA.

Desenvolvimento de arquitetura cruzada OneAPI para inovação contínua de IA: à medida que a Intel expande sua oferta de produtos de IA em resposta às diversas necessidades dos clientes, a empresa também se volta aos desenvolvedores, disponibilizando um portfólio de ferramentas de arquitetura cruzada oneAPI para acelerar o desempenho e aumentar a produtividade, simplificando assim a programação heterogênea. Com essas ferramentas avançadas, os desenvolvedores podem acelerar as cargas de trabalho de IA em CPUs, GPUs e FPGAs da Intel, deixando seus códigos à prova de futuro tanto para os processadores de hoje quanto para as próximas gerações de processadores e aceleradores Intel.

Portfólio aprimorado de soluções Intel Select para os principais requisitos do setor de TI: A Intel aprimorou seu portfólio Select Solutions para acelerar a implantação dos requisitos mais urgentes do setor de TI, destacando o valor da entrega pré-verificada de soluções no atual ambiente dinâmico de negócios. Foram anunciados 5 aprimoramentos e 3 novas soluções Intel Select focados em analytics, IA e infraestrutura hiperconvergente. A solução Intel Select aprimorada para análise genômica está sendo aplicada no mundo todo para o desenvolvimento de uma vacina para o COVID-19 e a nova solução Intel Select para VMware Horizon VDI no vSAN está sendo usada para aprimorar o aprendizado remoto.

Disponibilidade dos produtos

Os processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª Geração e a memória persistente Intel Optane série 200 já estão disponíveis para clientes. Em maio, o Facebook anunciou que os processadores escaláveis Intel Xeon de 3ª Geração passariam a ser a base dos seus novos servidores para Open Compute Platform (OCP). Outros CSPs líderes de mercado, incluindo Alibaba, Baidu e Tencent, anunciaram que também estão adotando esses processadores de última geração. A disponibilidade geral dos sistemas OEM é esperada para o segundo semestre de 2020. Os SSDs D7-P5500 e P5600 3D já estão disponíveis. E o Intel Stratix 10 NX FPGA deve chegar ao mercado até o final do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.