Publicidade
Início Notícias Negócios Apple e Samsung se reúnem para tentar encerrar batalha de patentes

Apple e Samsung se reúnem para tentar encerrar batalha de patentes

0
Publicidade

A longa batalha travada nos tribunais entre a Apple e a Samsung poderá chegar ao fim. As duas empresas se reuniram nos últimos meses para uma série de negociações desde que o Tribunal de San Jose, na Califórnia, determinou que a fabricante coreana pagasse US$ 1,052 bilhão à empresa americana por ter quebrado patentes em seus smartphones e tablets. Segundo pessoas próximas ao assunto relataram ao The Wall Street Journal, executivos das empresas têm discutido, inclusive pessoalmente, para tentar chegar a um acordo sobre a disputa de patentes.

Documentos da Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), que o jornal diz ter tido acesso, indicam que as arquirrivais chegaram perto de um acordo em fevereiro, mas as negociações já esfriaram novamente. Em um dos encontros, a Samsung teria tentado negociar o licenciamento de uma ampla patente, a fim de resolver todos os litígios entre as empresas, mas não está claro se a Apple se interessou pelo acordo. Aparentemente as negociações perderam força, pois a Apple não acredita na “boa-fé” da fabricante coreana quanto aos royalties propostos para licenciamento de suas patentes. 

A possibilidade de um acordo entre as empresas pode gerar uma reviravolta no caso, que se arrasta desde 2011, quando a fabricante do iPhone acusou a Samsung de copiar seus produtos. A companhia coreana, por sua vez, rebateu as acusações alegando que a Apple viola patentes amplas que são consideradas essenciais para a criação de dispositivos sem fio. Uma negociação seria muito bem aceita pelo tribunal, já que a juíza do caso, Lucy Koh, pede há meses que as companhias tentem se entender e reduzam o número de alegações de produtos que violam suas respectivas patentes.

O acordo também ajudaria na relação das companhias no mercado, já que ambas estão interligadas por conta das peças para dispositivos móveis que a Samsung fornece à Apple, que é uma das maiores clientes da fabricante coreana no mercado de processadores e chips de memória. Inclusive na semana passada, o jornal sul-coreano Korea Economic Daily revelou que a Samsung recuperou um contrato para fornecimento de processares que serão utilizados no iPhone 7 em 2015. Por conta das disputas de patentes entra as empresas, o contrato havia sido perdido para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile