Publicidade
Início Comunicações Mobile PLs contra bloqueio de apps já estão no Congresso, mas governo quer...

PLs contra bloqueio de apps já estão no Congresso, mas governo quer ter acesso a mensagens

0
Publicidade

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse, nesta terça-feira, 19, que o governo vai elaborar um projeto de lei para regulamentar o uso do WhatsApp no Brasil. Para ele, o bloqueio do aplicativo prejudica milhares de usuários, mas a recusa em fornecer informações, por parte do responsável, prejudica o combate ao crime organizado.

Moraes defende que a empresa que gerencia o aplicativo seja obrigada a ter uma sede no Brasil e que se submeta às leis do país. Ou seja, que apresente soluções tecnológicas para que a justiça tenha acesso ao conteúdo das mensagens de brasileiros.

O ministro falou após o bloqueio do WhatsApp, determinado pela juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. Horas depois, a medida foi suspensa por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do projeto em gestação no Ministério da Justiça, outras iniciativas contra o bloqueio de aplicativos de mensagem tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. O Projeto de Lei 5.204/2016, resultado da CPI dos crimes cibernéticos da Câmara, veda o bloqueio do WhatsApp, mas o texto é controverso e pode gerar dúvidas sobre sua eficácia.

No Senado, o PLS 200/2016 busca impedir que esse tipo de interrupção seja usado como um meio para obter informações das empresas Para o autor, senador José Medeiros (PSD-MT), embora as investigações criminais e o combate à violência sejam competência essencial do poder público, não se pode fazer isso impondo danos à liberdade de comunicação. O senador disse acreditar que existam outras medidas menos danosas, que não sacrifiquem toda a população.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile