Publicidade
Início Notícias Negócios Algar cria unidade de negócios para investir em projetos inovadores e soluções...

Algar cria unidade de negócios para investir em projetos inovadores e soluções disruptivas

0
Publicidade

Com o intuito de identificar empreendedores, parceiros inovadores e soluções disruptivas para investimentos, o grupo Algar anunciou nesta terça feira, 19, a criação da unidade de negócios Algar Ventures, procurando se antecipar às tendências de mercado. Para isso, a empresa pretende destinar 5% do faturamento líquido, que no ano passado registrou R$ 200 milhões, para os projetos. A expectativa é que o retorno sobre o investimento (ROI) seja de 30% sobre o aporte depois do sexto ano de funcionamento.

Segundo Clau Sganzerla, ex-executivo da Accenture, contratado como vice-presidente de Estratégia e Inovação do Grupo Algar, numa primeira fase a ideia é trabalhar em parceria com fundos de venture capital, incubadoras e aceleradoras, cujos nomes serão anunciados na próxima semana, pois estão na fase final de assinatura de contratos.

Mas a ideia é participar ativamente do “ecossistema” de inovação, que inclui também rede de startups, faculdades e espaços de coworking.  Ela já conta com um espaço de inovação na sede da empresa em Uberlândia, deverá abrir um em São Paulo, mas a seleção vai privilegiar empresas que já tenham uma proposta de valor estabelecida.

“A ideia é antecipar tendências no mercado e, consequentemente, alavancar vantagens competitivas do Grupo. Desenvolvendo este relacionamento também poderemos complementar o nosso portfólio, mas o objetivo não é procurar soluções para uso próprio”, esclarece.

Depois dessa primeira etapa de atuação por meio de parcerias e acordos com incubadoras, aceleradoras e outros agentes de inovação em todo o Brasil, a Algar vai operar com o modelo Corporate Venture Capital, realizando investimentos diretos ou por participação em fundos. A intenção é priorizar o conceito de open innovation e parcerias com setores como cidades inovadoras, agronegócio, indústria do futuro, energia, educação do futuro, wearables, sociedade da informação, alimentos, transporte e logística, pequenas empresas, turismo e viagem, plataformas científicas e tecnológicas.

A unidade será dirigida por três profissionais, que contará com apoio de 10 executivos das diferentes áreas de negócios do grupo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile