Como migrar tranquilamente para a nuvem

1

A nuvem está transformando a maneira das empresas trabalharem por permitir que mesmo as pequenas acessem tecnologias que antes estavam disponíveis apenas para grandes organizações. Além disso, tem revolucionado a maneira como recursos de computação, como os softwares, são comprados, vendidos e entregues, já que todo esse processo acontece online agora.

Segundo dados do IDC (International Data Corporation) citados em estudo recente da BSA|The Software Alliance, a tecnologia é base para 22% dos softwares em todo o mundo. No cotidiano das empresas, isso significa acesso a uma maior variedade de serviços baseados em nuvem que têm a qualidade cada vez mais alta e levam a um incomparável potencial de fomentação de novas oportunidades digitais em todas as áreas das companhias.

Além disso, a nuvem gera economia, já que as empresas pagam apenas pelos recursos que necessitam e não dependem de hardwares e grandes datas centers locais; ela é flexível, uma vez que aplicativos podem ser adquiridos e acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, finalmente, ela é segura, pois os provedores de nuvem podem implantar soluções de segurança mais sofisticadas do que usuários individuais.

Assim, cada vez mais empresas estão migrando seus sistemas para a nuvem. Estima-se que o número de aplicativos baseados em nuvem usados por uma empresa média triplicou nos últimos três anos.

A transição para a nuvem pode ser acelerada e facilitada pela gestão de ativos de software (SAM em inglês). Aderir à prática antes de começar a mudança ajuda as organizações a otimizar sua estratégia de licenciamento de softwares, obtendo insights sobre oportunidades de corte de custos com a migração e informações para o desenvolvimento da estratégia necessária para a adoção da nova tecnologia.

A Universidade de Roehampton, na Inglaterra, usou o SAM e migrou a infraestrutura de TI da universidade para a nuvem de maneira tranquila, evitando novos investimentos em hardware e bases de dados, ganhando flexibilidade, escalabilidade e segurança que devem gerar economias de até 40% ao longo de 10 anos – ou cerca de US$ 4,7 milhões.

No momento em que muitas empresas estão se voltando para a nuvem para lhes proporcionar uma vantagem estratégica no mercado, a gestão de ativos de software aparece como uma maneira de alcançar os benefícios da nova tecnologia de maneira planejada, segura e acelerada.

Antonio Eduardo Mendes da Silva (Pitanga), country manager da BSA no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.