A Telefónica assinou um acordo de parceria global com o fornecedor inteligente de medidores de água ARAD, para comercializar uma nova solução para medir o consumo de água com base nas tecnologias NB-IoT e CAT-M1.
O acordo permitirá que empresas de abastecimento de água forneçam uma plataforma que combina hidrômetros eletrônicos com medições precisas, graças a funcionalidades metrológicas, conectividade de IoT e uma plataforma de gerenciamento de dispositivos com funcionalidades avançadas de análise de dados.
A solução coleta e processa os dados gerados pelos hidrômetros e a análise avançada fornece, entre outras coisas, manutenção preditiva e detecção remota de incidentes. Também facilita a previsão da demanda ou a personalização do fornecimento para os clientes.
Sustentabilidade
"Este é um passo muito importante na transformação digital das empresas de serviços públicos. Permitirá não só economizar custos e aumentar receitas, mas também proporcionar maior satisfação a clientes que estão cada vez mais exigindo a digitalização deste tipo de serviços e uma gestão mais sustentável. ", disse Vicente Muñoz, diretor de IoT da Telefónica.
A Telefónica diz que a solução ajudará as empresas de água não apenas a entender melhor os padrões de consumo, mas também a gerenciar a escassez e a qualidade dos recursos hídricos de forma mais eficaz, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDS) das Nações Unidas.
"Este acordo proporcionará a ambos os grupos cooperação tecnológica e novas oportunidades de negócios nos setores NB-IoT e Massive IoT graças às vantagens trazidas pelas novas tecnologias, como a LPWA, que permitem, entre outras coisas, maior vida útil da bateria ou melhor penetração de sinal ambientes complexos ", disse Gabriel Yankovitz, CEO do Grupo ARAD.