Como aproximar os jovens da área de TI?

1

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo. Essa alta demanda fica evidente no relatório divulgado pelo LinkedIn sobre as principais categorias de empregos que impulsionarão o mercado de trabalho brasileiro em 2021. Nele, os cargos de tecnologia ocupam o 2º lugar. Temos um cenário de alta demanda mas também com um grande déficit de profissionais. Hoje, além de milhares de vagas em TI, esperando jovens talentosos para ocupá-las, os salários são bem acima da média nacional de outras áreas.

Além disso, pesquisas nacionais e internacionais apontam a importância do desenvolvimento do pensamento computacional, como uma das principais competências para qualquer profissão do século 21. O pensamento computacional pode ser definido como uma capacidade humana e criativa de resolver problemas usando estratégias semelhantes à lógica computacional.

Fomentar esse desenvolvimento e potencializar a formação técnica e comportamental de jovens que estão no ensino médio, conectando ele com a área de TI,  é de extrema importância para a vida dos estudantes. Estamos falando de uma fase de escolha da profissão, e essa estratégia é fundamental para aumentar o funil de entrada de profissionais na tecnologia, e com isso criar massa crítica de capital humano na área. Essa conexão de talentos com oportunidades, além de gerar o desenvolvimento econômico para as empresas do nosso país, pode romper, de forma inédita, os ciclos de escassez e pobreza nas famílias dos estudantes, uma vez que essas carreiras contam com um alto retorno financeiro e grande perspectiva de crescimento, inclusive fora do Brasil.

O programa #TeuFuturo da Fundação IMED, nasceu justamente com o objetivo de oferecer oportunidade para talentos da rede pública que querem desenvolver competências na área da tecnologia. O projeto teve início  em 2014 e já formou mais de 300 jovens. Hoje, com a parceria do movimento Meu Futuro Digital, a iniciativa conta com mais de 275 bolsas para jovens de 35 cidades, entre elas Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, e, em breve, em Sobral.

Ainda neste ano, o #TeuFuturo tem como meta oferecer 500 bolsas em centenas de cidades brasileiras. E por meio da parceria com o Meu Futuro Digital, pretende impactar 10 mil estudantes de escolas públicas em todo Brasil até 2025. Assim, gerando desenvolvimento e renda de forma sustentável através das profissões do futuro, apoiando a transformação digital e soberania nacional do nosso Brasil.

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, professor e Líder do InovaEdu / Fundação IMED, idealizador do #TeuFuturo em todo o Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.