Publicidade
Início Notícias Comunicações Embratel e Nokia implementam soluções conectividade e data center na Rumo

Embratel e Nokia implementam soluções conectividade e data center na Rumo

0
ITIRAPINA-SP, 22/10/14, Novos vagões de trem da RUMO Logistica , com pintura estilizada, no terminal Intermodal de Itirapina Foto: Fabiano Accorsi/Divulgação
Publicidade

A Embratel e a Nokia anunciam o fornecimento de soluções digitais e de conectividade para a Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil. Com os serviços contratados, a companhia passa a contar com maior cobertura, mais autonomia nas locomotivas e comunicação mais rápida, ágil e segura entre as composições e o centro de controle.

Em busca de mais velocidade nas atividades e maior segurança em trens e para operadores, a Rumo busca conectividade eficiente para as operações em todo o percurso por onde opera, abrangendo os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

O projeto desenvolvido engloba diversos serviços da Embratel como Data Center, Nuvem, Wi-Fi, conexão 4G – LTE e rádio P2P, e gestão e monitoramento de equipamento, em ferrovias ao longo do Brasil. A Nokia fornece os dispositivos necessários para a conectividade e gestão, além de fornecer os roteadores de agregação de serviços necessários a bordo dos trens, para a conectividade e gestão, que ampliam serviços IP/MPLS sobre redes celulares e WLAN, especiais para serviços de missão crítica e aplicações IoT em diversas verticais como energia, transporte e governo.

“A Embratel fornece ao cliente conexão segura e estável para otimizar as operações. O pacote de soluções contratado irá transformar as comunicações das composições da Rumo em nível nacional, com gerenciamento e monitoramento realizados 24 horas por dia, sete dias por semana pelo time especializado da Embratel”, afirma Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

A instalação de aparelhos de capacidade industrial da Nokia, resistentes a condições específicas das composições como altas temperaturas e excesso de vibração, já foram iniciadas. O hardware, configurado com inteligência e conectividade da Embratel, recebe e roteia de forma segura as conexões de satélite, 4G – LTE, Wi-Fi e rádio P2P no interior do veículo.

“O projeto inicial está contemplando 300 locomotivas e, ao final, todas as mil composições da Rumo irão contar com as nossas soluções”, explica Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel.

Por meio desses equipamentos, a inteligência Embratel, configurada em Nuvem e hospedada no Data Center Lapa da empresa, um dos mais modernos do País, permite a definição de qual tipo de conexão é mais adequado durante cada trecho do percurso, com alteração automática da conectividade quando necessário. Em trechos nos quais o sinal 4G é mais eficaz que o satelital, por exemplo, o dispositivo altera a conexão utilizada para comunicação e uso de aplicações.

“Reunimos, no projeto para a Rumo, nossas mais avançadas tecnologias para auxiliar a companhia a otimizar suas operações, tornando-as mais seguras, estáveis, produtivas e exemplares para a era da Indústria 4.0 no país’, comenta Ailton Santos, Diretor da Nokia para o Brasil.

O projeto envolve, também, nova estrutura de conectividade Banda Larga em um trecho de sombra satelital. Com o contrato, a Embratel fica responsável por prover cobertura 4G – LTE na Serra do Mar, no estado de São Paulo, área de 45 km de extensão que, por suas características geográficas, não está apta a receber sinal via satélite e ainda não possuía estrutura para conexão 4G. Neste trecho, em área de declive e mata fechada, a única forma de conectividade será o 4G de Banda Larga, por meio da cobertura LTE estruturada pela Embratel com a instalação de equipamentos Nokia, antenas e integração da rede de transmissão do cliente com a Embratel por meio dos pontos de Embu-Guaçu e Paratinga.

“A estrutura elaborada pela Embratel, com o uso de dispositivos Nokia nas locomotivas, no Data Center e no trecho da Serra do Mar, em São Paulo, potencializa as operações da Rumo, permitindo mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições, na comunicação com o centro de operações, na troca de dados e no uso de aplicações mesmo em áreas de difícil acesso”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

O projeto dá início a um movimento no segmento cuja previsão é ter veículos cada vez mais autônomos para a tomada de decisões. Com as evoluções tecnológicas e conexões mais robustas, o futuro do ramo de operadoras de ferrovias é promissor. “O uso de soluções da Embratel e da Nokia nos propiciam um avanço importante. Estamos em busca de constante evolução e acreditamos que esse projeto irá levar nossas operações a um novo patamar, tornando-as mais seguras e agregando cada vez mais qualidade para todas as frentes envolvidas”, analisa Roberto Rubio Potzmann, Diretor de tecnologia da Rumo.

O fornecimento de soluções de conectividade para a Rumo Logística em parceria com a Nokia reforça o posicionamento da Embratel como integradora de soluções digitais e de conectividade completas, ágeis e seguras para clientes de diversos tamanhos e segmentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile