Publicidade
Início Blogueria Gerenciamento da Informação: cada vez mais prioridade para a transformação efetiva das...

Gerenciamento da Informação: cada vez mais prioridade para a transformação efetiva das empresas

0
Publicidade

Em um mundo cada vez mais pautado por respostas ágeis, o uso dos dados se tornou o novo imperativo para a transformação digital das organizações. É este propósito que tem feito com que empresas de todos os segmentos cada vez mergulhem em um ambiente inundado de informações, com fontes de conteúdo por todos os lados. A abundância de conteúdo, porém, nem sempre significa uma vantagem real para as companhias como um todo. Afinal, não basta ter mais dados. É preciso, antes de qualquer coisa, saber utilizar a informação como um ativo estratégico, capaz de gerar novos negócios.

Esse desafio tem feito com que as companhias, agora, busquem novos caminhos, com opções que as ajudem a potencializar suas jornadas de utilização dos registros digitais. Os executivos brasileiros já estão percebendo que coletar e armazenar informações em silos não é mais uma alternativa plausível. O gerenciamento de dados deste mundo hiperconectado exige a adoção de uma visão 360°, que possibilite uma análise mais abrangente e completa sobre a informação que precisa ser capturada.

Isso não é por acaso. À medida que a digitalização das ferramentas de produção e venda avançam, mais importante se torna a capacidade de se ampliar as iniciativas de governança e inteligência para o uso dos dados. Construir uma operação realmente preparada para a utilização estratégica das informações é imprescindível para compreender como manter os arquivos seguros, mitigar falhas e ameaças, reduzir custos, garantir a conformidade com as medidas regulatórias, identificar riscos e oportunidades e, principalmente, conquistar a confiança dos clientes com uma oferta sólida e processos de gerenciamento de dados adequados.

Mais do que nunca, a informação deve estar no centro dos projetos de transformação para o futuro. O grande ponto, contudo, é que em um cenário em constante mudança, cumprir as etapas necessárias para a implementação de um plano de gerenciamento de dados coeso se tornou um processo impossível de ser feito à mão e sozinho. Há bilhões de interdependências e interações provocando infinitas possibilidades às análises.

Por isso mesmo, de acordo com uma recente pesquisa conduzida pela Forbes Insights, com mais de 180 companhias globais, apenas 33% dos CIOs acreditam que suas infraestruturas para a gestão de dados são verdadeiramente eficientes para o que eles imaginam ser necessário para extrair o real potencial do conteúdo gerado em seus sistemas e redes. Isso significa que dois em cada três líderes de TI acreditam que seus negócios precisam encontrar novas formas para capturar, gerenciar e governar as informações, levando a gestão e a análises destes registros a um novo nível.

A pesquisa indica que, nesse cenário, os líderes estão preocupados, principalmente, em aprender a lidar com a quantidade de informação existente. De forma prática, os CIOs estão se perguntando, agora, como reunir e gerenciar os dados gerados por todos as plataformas e sistemas possíveis para, assim, poderem evoluir, saindo do processo de captura de informações para um estágio mais estratégico para o uso dessas informações em suas tomadas de decisões.

Além disso, outro desafio que os líderes TI e de negócios também precisam enfrentar é entender como orquestrar o manuseio dos registros em conformidade com as novas regras regulatórias, que exigem o monitoramento e a proteção das informações de acordo com uma série de imposições – que podem variar de região para região e até em função do tipo de conteúdo a ser arquivado.

Apesar de todas essas necessidades e dificuldades, é importante notar que a pesquisa mostra um ponto surpreendente: menos de 40% das empresas possuem um sistema formal de content management. Isso significa que na maior parte das companhias, o trabalho de gerenciamento dos dados ainda é uma tarefa realizada como parte de um projeto específico ou, ainda, pela própria área que utilizará essas informações. Como consequência, é possível dizer que inúmeros registros não-estruturados e insights que poderiam ser úteis para os negócios serão certamente perdidos pelos departamentos, simplesmente por fazerem parte de um plano de negócios mais amplo.

Até o momento, poucas empresas brasileiras estão estruturando os dados provenientes de todos os canais de atendimento, de conteúdo e de interação. Isso precisa mudar. Sem uma visão consistente e completa da companhia, muitas equipes (de marketing e vendas, por exemplo) serão forçadas a confiar no instinto quando deveriam usar dados para tomarem decisões inteligentes e assertivas para os negócios.

Ainda que válidos, os esforços departamentais para a análise de informações estão longe de serem o suficiente para gerar o valor de longo prazo que é estratégico para as companhias. O gerenciamento de conteúdo e dados precisa ser integrado para fornecer uma visão única e verdadeira dos processos, incluindo informações autorizadas de clientes e do desempenho empresarial, combinando todas as fontes, formatos e variáveis possíveis. Por isso, vale dizer que esse gerenciamento só é possível com o uso de modernas plataformas de gerenciamento de dados, capazes de integrar informações e verificar a origem de cada registro.

As organizações que conectarem os dados como peças de um quebra-cabeças com os objetivos empresariais obterão grande sucesso. Por mais que os gestores do C-Level estejam se sentindo pressionados para gerarem novos resultados, a verdade é que eles só serão capazes de promover melhorias com a ajuda de sistemas de gerenciamento de conteúdo. Para sair da encruzilhada (ter dados, mas não saber como usar), é fundamental ter as ferramentas certas para ajudar a organização a seguir em frente.

Paulo Padrão, Vice-Presidente Sênior & General Manager LATAM da ASG Technologies.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile