Original aposta na nuvem híbrida para oferecer serviços de Open Banking

0

Como parte da estratégia de usar a tecnologia para oferecer os melhores produtos e serviços financeiros para os clientes, uma das apostas do Original – primeiro banco digital completo – é a de utilizar a cloud híbrida (pública e privada) para rodar os serviços de Open Banking para correntistas e instituições parceiras. A partir dessa infraestrutura, o banco quer ganhar escalabilidade, rapidez e flexibilidade para acelerar inovações que favoreçam todo o ecossistema.

"O Original nasceu, em 2016, já no conceito de Open Banking, quando as pessoas nem falavam sobre o assunto no país" afirma Everton Sims de Queiroz, gerente-executivo de infraestrutura de TI do Original. O banco baseou, desde o princípio, toda a sua arquitetura de TI com base em APIs visando um modelo aberto.

"E mais uma vez usamos a TI para seguir inovando. Por meio da cloud híbrida, ou seja, da combinação dos melhores recursos da nuvem privada e pública, temos uma infraestrutura preparada para desenvolver soluções inovadoras de forma rápida e suportar as novas demandas de processamento e armazenamento que serão geradas pelo Open Banking e, em breve, pelo Open Finance", acrescenta.

O executivo conta que o Original tem hoje um time profissionais focados na gestão e administração da infraestrutura de cloud híbrida e atua com uma combinação de parceiros de nuvem pública. O que garante otimização de recursos e de custos e, principalmente, a melhor disponibilidade possível dos serviços.

Ainda de acordo com Everton, o Original começou a desenhar o ambiente para cloud híbrida em 2020, quando implementou alguns serviços do PIX nessa modalidade. "E, neste ano, passamos a utilizar essa infraestrutura para a oferta do Banking as a Service – por meio do qual cerca de 50 fintechs, bancos e instituições financeiras já utilizam as APIs do Original para oferecer serviços e produtos para os clientes. E, após identificarmos que esse modelo trazia benefícios diretos para nós e, principalmente para os nossos clientes, optamos por utilizá-lo como base para o Open Banking", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.