Smiles inova experiência dos clientes na pandemia com tecnologia na nuvem

0

Com o avanço da pandemia e as viagens sendo interrompidas, a Smiles, programa de fidelidade da GOL e plataforma de viagem, precisou ajustar seu modelo de negócios para manter e atrair novos membros com ainda mais agilidade. Nesse momento, a Smiles reforçou sua estratégia optando pela infraestrutura na nuvem para apoiar sua transformação digital.

A tecnologia sempre foi uma das prioridades na companhia. Desde 2018, a Smiles conta com banco de dados da Oracle e Oracle Siebel Loyalty, dois sistemas administrados nos datacenters da própria empresa. O ritmo acelerado do mercado exigiu mais inovação. O time de TI da Smiles identificou limitações no modelo que trazia entraves para alta disponibilidade e escalabilidade dos processos de missão crítica. A partir dessa análise, optou-se pelo uso da infraestrutura na nuvem da Oracle a fim de buscar mais competitividade.

A prioridade foi manter todos os dados da empresa, incluindo os da solução Oracle Siebel Loyalty, com histórico de mais de 18 milhões de clientes, em um datacenter na nuvem com todas as vantagens de performance com rentabilidade, escalabilidade, flexibilidade e padrões avançados de segurança. Toda a transição teve o apoio da área de Advanced Customer Services da Oracle com suporte personalizado para garantir os investimentos em tecnologia.

"A Smiles sempre foi digital, mas com o avanço da pandemia, nossos esforços foram concentrados em melhorar cada vez mais a experiência do cliente, que passou a utilizar com maior frequência a internet em seu cotidiano. Atualmente, temos mais de 3.5 milhões de sessões, 4 milhões de buscas diárias em nosso site e 3 milhões de transações processadas por mês. Dessa forma, como uma loja que nunca fecha, foi preciso contar com uma infraestrutura que suportasse todo o volume de tráfego de informações de forma rápida, prática e segura. Hoje, junto à Oracle, entregamos novas funcionalidades sem indisponibilizar o ambiente e com um ganho muito grande para o cliente", afirma Luiz Borrego, CIO da Smiles.

A decisão por uma tecnologia avançada veio também para atender à crescente demanda pelo Shopping Smiles e como o hábito de compras on-line ficou mais frequente com a pandemia, a plataforma espera chegar a 1 milhão de pedidos em 2021, crescimento de 25% frente ao ano passado.

A Smiles também teve um ganho expressivo de desempenho de 300% depois de migrar seu banco de dados para o Oracle Exadata Cloud Serviceque permite o provisionamento flexível. No front end da aplicação da empresa, a melhora foi de 32%. Se para o cliente final a mudança pode ter passado um pouco despercebida, a troca trouxe ganhos expressivos para o back office e a Central de Atendimento ao Cliente.

Para Guilherme Godoy, diretor de Oracle Cloud, a estratégia das soluções é alavancar negócios já consolidados e também os que surgem. "O mercado está inovando a todo tempo, desenhando novas opções para atender o consumidor de forma personalizada. Por isso, o OCI é a infraestrutura ideal para marcas consolidadas como a Smiles, assim como os novos negócios, permitindo escalabilidade e segurança em todas as transações do cliente", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.