Para se tornar líder em reputação no seu segmento e transmitir com eficácia o posicionamento estratégico da marca, a Loggi, unicórnio brasileiro de logística e tecnologia, usa inteligência artificial e machine learning como ferramentas estratégicas para um posicionamento de marca mais assertivo.
Se tradicionalmente as empresas trabalhavam apenas com métricas como volume de pessoas impactadas e equivalência comercial, Débora Dias, gerente de comunicação corporativa e reputação da Loggi, explica que a inteligência de dados é um diferencial importante para gerar vantagem competitiva e elevar o nível da comunicação a outro patamar.
"Aqui na Loggi utilizamos uma plataforma que permite que todo o trabalho de gestão de reputação seja monitorado e analisado em tempo real, em um só lugar, promovendo assim a digitalização da área de PR. Com a solução, nós conseguimos planejar ações de comunicação que consideram os objetivos de negócio da empresa e analisar dados de reputação a partir dos pilares estratégicos do nosso negócio", explica Débora.
Ciência de dados
Com a circulação de informação cada vez mais rápida no ambiente digital, a área de relações públicas se tornou ainda mais estratégica. A agilidade na tomada de decisão e a adoção de uma cultura analítica para trabalhar a reputação da marca são fundamentais.
Empresas atuando em mercados estratégicos, novos e em constante transformação buscam formas de gerar uma camada customizada de inteligência estratégica e associar isso a índices de reputação baseados nos temas considerados estratégicos.
Pensando nisso, a Loggi iniciou recentemente uma parceria com a Cortex, plataforma líder no Brasil em Growth Intelligence, que usa Data Science e Big Data sobre dados de mercado e de empresas para acelerar resultados de marketing e vendas.
Cláudio Luiz Bruno, diretor de inovação e evangelismo da Cortex explica que, as áreas de comunicação e marketing das empresas precisam encontrar formas de lidar com a complexidade de informações trazidas pelas novas mídias. Neste contexto, a análise de dados deve ser, mais do que um diferencial, uma aliada para gerar ações ou insights que sejam acionáveis na sua estratégia de comunicação. "Nossa plataforma é capaz de capturar um vasto volume de dados da Internet, estruturado ou não, e conectá-lo aos dados internos dos clientes, que podem analisá-los em escala. Isso permite que as ações certas sejam tomadas no momento certo", complementa.
IA FORUM
A 1ª edição do IA FORUM acontece de forma virtual, nas manhãs dos dias 26 e 27 de julho, e vai discutir temas sobre regulação, digital ethics – a nova fronteira regulatória, desafios do desenvolvimento tecnológico, uso de IA na saúde, em finanças, varejo e comércio eletrônico, atendimento ao consumidor e segurança cibernética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link.