O Conselho de Administração da Embrapii elegeu o novo diretor-presidente da organização, o professor Alvaro Toubes Prata, que tomará posse em 1º de agosto de 2024. Formado em Engenharia Mecânica, Prata foi ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre 2012 e 2018, Prata integrou o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde ocupou os cargos de secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, e secretário executivo.
Com vasta experiência acadêmica, Prata recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe Grão-Cruz) e o Prêmio Anísio Teixeira em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais, científicas e tecnológicas no Brasil. É membro titular das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Engenharia.
O Conselho de Administração da empresa também deliberou a designação do especialista em gestão de inovação e políticas públicas, Guilherme Coutinho Calheiros, para uma das três diretorias da EMBRAPII. As mudanças ocorrem em um momento de amplo crescimento da Embrapii, que completou 10 anos no ano passado.
Alvaro Toubes Prata possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA (1985). Na UFSC foi professor de Engenharia Mecânica por 44 anos, pro?-reitor de pesquisa e po?s-graduac?a?o (2000 a 2004) e reitor (2008 a 2012). Foi pesquisador nível 1A no CNPq de 1992 a 2022, e cofundador do POLO, Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, referência mundial na sua área de atuação. Suas áreas de especialidade são transferência de calor e mecânica dos fluidos, temas que renderam a publicação de mais de 250 artigos e a orientação de mais de 60 alunos de mestrado e doutorado.
Guilherme Calheiros é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia. Tem mais de 20 anos dedicados à gestão de projetos de inovação e leciona há cerca de 15 anos em cursos de graduação e pós-graduação.
Guila, como é conhecido, foi secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Energia do ministério, entre junho de 2023 e julho de 2024.