O acirramento na disputa entre as tecnologias de chip ARM e x86, as principais tecnologias de processadores, vai fazer com que o mercado cresça 22,3% até 2013, segundo estudo da In-Sat. Segundo a consultoria, a Intel finalmente vai produzir chips com a arquitetura x86 com gastos de energia aceitáveis para smartphones e outros aparelhos portáteis.
Ao mesmo tempo, os grandes fabricantes de chips ARM, como Freescale, Texas Instruments e Samsung, devem ganhar mais espaço no mercado e passar a criar processadores cada vez mais modernos e com mais de um núcleo, que gastam os mesmos níveis de energia dos processadores de núcleo único.
Jim Mcgregor, analista da In-Sat, afirma que a consultoria não acredita que as configurações do mercado vão mudar tão rápido. Ele conta que o x86 ainda será a principal tecnologia nos semicondutores usados em computadores e o ARM, nos dispositivos móveis. Para ele, o grande foco de interesse do setor será nos netbooks, à medida que o mercado começa a se acostumar com uma versão "misturada" dos minilaptops com smartphones.
- Evolução acelerada