A busca por recursos para aplicação na área de inovação tem partido mais de pequenas empresas. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, ao afirmar que o maior número de projetos aprovados na subvenção econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vem de pequenas empresas inovadoras, como nas áreas de software e biotecnologia.
A subvenção econômica da Finep é um mecanismo de oferta de recursos não reembolsáveis para apoiar a inovação nas empresas, cujo edital deste ano prevê recursos de R$ 500 milhões. Apesar de destacar a procura das empresas por financiamento, o ministro Sergio Rezende apontou o crescimento da inovação no setor privado como o desafio na área de ciência e tecnologia para os próximos anos.
Para o ministro, a cultura entre o empresariado brasileiro de investir em produção tecnológica ainda é tímida, porque, durante anos, as políticas de ciência e tecnologia e a industrial não eram aliadas e não existiam mecanismos de estímulo. "Essa [inovação] é a chave para as empresas brasileiras se tornarem competitivas, ganharem mercado e se internacionalizarem. Elas estão avançando nesse setor, mas é preciso mais", afirmou. As informações são da Agência Brasil.
- Subvenção