Eletroeletrônicos contribuem para inflação de produtos vendidos pela web em julho

0
No mês de julho, os preços de produtos apresentados nos sites de comércio eletrônico (e-commerce) registraram inflação de 0,08%, o que representa um crescimento de 0,21 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando se observou deflação de 0,13%, e de 1,48 ponto percentual frente a deflação de julho de 2012, de 1,40%. A inflação de julho deste ano foi marcada, principalmente, por um aumento do preço de eletroeletrônicos, de 1,02%, seguido por telefonia e celulares (0,66%) e informática (0,29%).

Os dados são do índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce. Esta já é a quinta alta do ano, que acumula, neste primeiro semestre, inflação de 5,30%. Considerando os últimos 12 meses, o índice apura inflação de 2,70%. Somente três categorias apresentaram deflação em julho: eletrodomésticos (-0,14%), perfumes e cosméticos e CDs e DVDs (ambas com -0,06%).

"Este cenário é reflexo da alta da inflação verificada em lojas físicas do varejo. Contudo, no campo virtual, ela é mais contida por conta da maior capacidade de pesquisa dos consumidores, o que proporciona grande concorrência e inibe uma elevação brusca nos preços", comenta o presidente do conselho do Provar/FIA, Claudio Felisoni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.