Publicidade
Início Serviços Case Daniel Advogados migra para nuvem e reduz 40% do custo com infraestrutura

Daniel Advogados migra para nuvem e reduz 40% do custo com infraestrutura

0
Publicidade

Agilidade de processos, segurança, confiabilidade e respostas rápidas são atributos fundamentais para o sucesso de um escritório de advocacia, ainda mais para um especializado no nicho de propriedade intelectual. Fundado há 60 anos, Daniel Advogados é um dos maiores escritórios do setor, listado em rankings globais como o The Legal 500 e IP Stars, e tem um longo histórico na adoção de tecnologia para garantir a satisfação de seus clientes. Com todos seus sistemas, processos de negócios e base histórica de dados na nuvem desde dezembro de 2018, o escritório comemora a melhoria que a solução da Amazon Web Services (AWS) trouxe.

“Comparado com nossas experiências com inovação no passado, em BPM (sigla em inglês para gestão de processos de negócios) e GED (Gestão Eletrônica de Documentos) que contaram com um certo grau de complexidade”, conta a CEO do escritório, Alicia Daniel-Shores, “mudar para a nuvem da AWS foi incrivelmente ágil, simples e sem nenhum impacto na nossa operação. Eu recomendo para todo mundo”, declara a executiva.

Um dos processos mais cruciais para o negócio é o processamento da Revista da Propriedade Intelectual (RPI), liberada semanalmente pelo INPI trazendo publicações de despachos e decisões em relação a processos de patentes, marcas e desenhos industriais. Nos primórdios, o próprio fundador do escritório, Percy Daniel, ajudava a checar os prazos e datas manualmente, algo que precisa ser feito com rapidez para garantir a concessão de importantes marcas e patentes. “São milhões de despachos e, se não acompanharmos o pagamento das taxas oficiais e publicações em geral, registros e direitos podem ser perdidos”, aponta Alicia.

Na arquitetura antes da migração para o cloud o processo era executado em um único servidor e durava quase um dia inteiro. Com ajuda do AWS e sua arquitetura elástica EC2, o mesmo processo é feito em poucas horas, trazendo um grande dinamismo para todas áreas do negócio.

Velocidade, segurança e redução de custos

Outro grande benefício obtido pela adoção da nuvem da AWS para o negócio foi na velocidade do sistema de gestão integrado do escritório. O sistema ERP utilizado, o Protheus, da TOTVS, operava inicialmente on-premise em um dos dois datacenters proprietários mantidos até pouco tempo atrás pelo escritório.

Inicialmente, o sistema foi levado para a nuvem AWS rodando na região localizada no estado norte-americano de Virgínia, resultando em alta latência de transmissão de dados e inviabilizando o uso. “A solução para o problema foi relativamente simples, pois logo no início do projeto, criamos uma rede lógica interconectando nossos escritórios, sistemas e o AWS. Dessa forma, foi muito simples migrar a aplicação para uma das Availability Zones de São Paulo. Como resultado, a performance de processamento do sistema hoje é 10 vezes melhor do que era no on-premises”, conta o head de TI do escritório, Mauro Ferraz.

A maior velocidade também foi sentida no trabalho com a base de dados histórica, com mais de 10 terabytes de dados armazenados, como aponta Ferraz. Enquanto na infraestrutura legada a carga de dados diária do BI podia levar horas para ser realizada, hoje o mesmo processo está sendo feito em alguns minutos com o AWS Aurora. “O ambiente apresentou uma performance melhor, sem a necessidade de investimentos na otimização da infraestrutura ou problemas de migração do banco de dados, o que nos rendeu ganhos em agilidade e resultados diretos nos processos internos”, relata o executivo.

Outra boa justificativa para a adoção do Cloud AWS foi o ganho de agilidade para entrega de novos projetos. Como exemplo, podemos citar o novo sistema de busca de documentos internos. Milhares de arquivos armazenados foram processados e indexados no Amazon Elastic search Service. Em uma ferramenta muito similar aos maiores buscadores da internet, é possível encontrar qualquer documento em poucos segundos. Isso trouxe um ganho considerável na rotina do escritório.

“Ao todo, a migração para a AWS trouxe uma redução de 40% nos custos de infraestrutura de TI do escritório, além de permitir que meu time possa se dedicar a projetos, o que antes era inviável”, destaca Ferraz.

A migração para a nuvem da AWS foi feita com ferramentas como o AWS Lambda para executar códigos sem provisionar servidores, pagando somente pelo uso; e o Amazon RDS, que configura, opera e escala um banco de dados relacionais em poucos cliques para ajudar na replicação dos dados.

Antes da virada para o cloud, cada unidade possuía um storage segregado para a rede local e os backups eram feitos em fitas. Com a nova arquitetura, o sistema de arquivo foi virtualizado e centralizado no cloud com ajuda do serviço AWS Storage Gateway. Além de trazer maior segurança, a migração para nuvem também foi útil para questões de compliance, uma vez que a AWS já atende regras internacionais relacionadas à proteção de dados.

“Com a utilização de tal arquitetura, reduz-se a necessidade de investimentos em hardware, uma vez que o sistema de arquivo final fica baseado no AWS S3, que possui espaço ilimitado e garantia dos dados. Se um disco local ou servidor parar, não haveria perda – bastaria substituir o hardware defeituoso e comandar um novo sincronismo”, conclui o executivo.

Outro ganho importante para o escritório foi com a segurança dos dados, com a implementação do AWS S3 Glacier, ferramenta voltada ao armazenamento e backup de longa duração de dados, com custos reduzidos para o armazenamento de documentos históricos da Daniel Advogados. A ferramenta apresenta resiliência de 99,999999999% e conformidade para cumprir com os requisitos normativos mais rigorosos de segurança de dados. O serviço é importante para escritórios na área de propriedade intelectual, uma vez que lidam com dados sensíveis e confidenciais em relação à marcas, patentes e até mesmo segredos de negócio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile