Atos se une à Universidade de Oxford para criar maior supercomputador de IA do Reino Unido

0

A Atos assinou contrato de quatro anos, no valor de £ 5 milhões, para entregar um supercomputador deep learning novo e de última geração, construído na arquitetura NVIDIA DGX SuperPOD. A máquina permitirá que os acadêmicos e a indústria britânica avancem em descobertas científicas e inovação em machine learning e inteligência artificial, como parte do projeto JADE2.

O maior supercomputador focado em IA do Reino Unido, com mais de 500 GPUs, terá um sistema de alta performance financiado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC). O projeto busca aproveitar o sucesso da JADE (Joint Academic Data Science Endeavour) – recurso nacional que fornece instalações avançadas de computação GPU para especialistas líderes em IA e machine learning de um consórcio de oito universidades britânicas e do Alan Turing Institute.

O JADE2 é construído nos sistemas NVIDIA DGX, e utiliza a solução de armazenamento DDN A³I. Ela mais que triplicará a capacidade da máquina JADE original, e fornecerá capacidades de computação para um consórcio de 22 universidades e o Turing Institute. São características que ajudam a atender ao nível de demanda por instalações focadas em IA criadas como resultado do sucesso do recurso JADE.

"O novo supercomputador fornecido pela Atos nos permitirá atender à demanda por instalações com capacidades computacionais poderosas, que acomodam workloads IA de alta qualidade e com muitos dados. Isso vai ajudar muitas instituições a fazer descobertas potencialmente revolucionárias e cimentar o status do JADE como a instalação de computação nacional líder para pesquisa acadêmica de IA", afirma Wes Armour, professor da Universidade de Oxford.

"Estamos orgulhosos de trabalhar com a Universidade de Oxford na entrega do JADE2, que fornecerá aos pesquisadores e à indústria mais poder de computação para permitir novos avanços científicos e inovação em machine learning e IA", afirma Agnès Boudot, vice-presidente sênior e Head de HPC & Quantum da Atos. O executivo acredita que esse sistema de alto desempenho, juntamente com a experiência da empresa em supercomputação, ajudará o Reino Unido a enfrentar os principais desafios de IA e machine learning, além de fortalecer a imagem do país como líder mundial nessas áreas.

O sistema DGX SuperPOD compreenderá um cluster de 63 nós DGX, com 504 GPUs NVIDIA A100 Tensor Core no total, interconectados com a rede NVIDIA Mellanox InfiniBand, todos alimentados pelo armazenamento AI400 da DDN, tornando-o o maior sistema desse tipo no Reino Unido. Ele será hospedado no STFC Hartree Centre em Daresbury, perto de Warrington. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.