O Registro de Endereços da Internet da América Latina e Caribe (LACNIC) anunciou nesta quarta-feira, 19, que outorgou "a reserva do último bloco de endereços IPv4 disponível", que permite a conexão de dispositivos à rede, e pediu a aceleração do desenvolvimento da tecnologia IPv6.
Os endereços de protocolo IPv4 são atribuídos a telefones celulares, laptops, tablets e outros dispositivos inteligentes para se conectar à Internet. As companhias telefônicas, entre outras, reservam esses endereços para que possam ser posteriormente disponibilizados aos seus usuários e clientes.
Há anos o LACNIC vem alertando sobre o esgotamento dos endereços IPv4 e solicitando a transição para um protocolo mais moderno, o IPv6, cujo número de possibilidades é muito mais amplo. Mas tecnicamente envolve custos significativos, por isso muitas empresas não iniciaram esse processo de mudança e os endereços estão esgotados.
O LACNIC, que atribuiu 189,3 milhões de endereços IPv4 a mais a 11.200 organizações e empresas na América Latina e no Caribe, enfatizou seu apelo à "aceleração da implantação do IPv6 em suas redes e o crescimento da internet" na região. "Na primeira quinzena de agosto, o número médio de atribuições dobrou, o que antecipou a data projetada para o esgotamento", alertou. Futuramente, o LACNIC só poderá atribuir endereços IPv4 que não estejam sendo utilizados e que serão devolvidos.