Publicidade
Início Blogueria Como os millennials moldam o local de trabalho – para melhor

Como os millennials moldam o local de trabalho – para melhor

0
Publicidade

Se você atua no mercado de trabalho há mais de 15 anos, já deve ter percebido que o ambiente de um escritório, hoje, é muito diferente daquele onde você começou a trabalhar. Naquele ambiente de trabalho tradicional havia a proporção de um único funcionário por estação de trabalho. De acordo com a Agência de Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos, atualmente, essa proporção passou a ser de cinco ou até mesmo sete funcionários dividindo o mesmo espaço. Espaços compartilhados, home office e políticas de trabalho flexível costumavam ser situações que eram exceção à regra.  Agora, ao que parece, essas situações converteram-se em regra.

Em parte, esta nova realidade se deve a uma questão de economia ou financeira. O custo com o mercado imobiliário é a segunda maior despesa para muitas organizações e muitos gestores de instalações que não podem se dar ao luxo de desperdiçar espaço. Mas, a tecnologia evoluiu muito e vem desempenhando um grande papel, especialmente no que se refere à mobilidade via smartphones e vídeo.

Nos anos 90, estações de trabalho compartilhadas (em inglês hoteling ou desk sharing) foram uma grande experiência em termos de economia de custos, mobiliário e espaço. Porém, isto fracassou devido à tecnologia da época requerer uma infraestrutura fixa e não móvel, o que gerou impacto até mesmo na produtividade. Hoje, a conectividade é onipresente e, com a disponibilidade de uma gama de dispositivos móveis, os funcionários realmente podem trabalhar em praticamente qualquer lugar.

Atualmente, o local de trabalho é em grande parte impulsionado pelos Millennials ou geração Y. Esta geração cresceu com a tecnologia, o que significa que sua expectativa é que a mobilidade esteja inserida nas suas condições de trabalho. Hoje a tecnologia não fica limitada a um local específico. Pense como era antes: Você assistia à TV com a família na sala de estar; os Millennials assistem aos programas de TV em serviços de streaming, como Netflix ou o norte-americano Hulu, e aos vídeos no YouTube a partir de seus smartphones onde quer que estejam. Você também já atendeu às ligações de seu aparelho de telefone fixado à parede na cozinha de sua casa. Os Millennials, por sua vez, não fazem chamadas telefônicas, eles digitam textos, sempre! Se você tinha uma lição de casa da escola, devia terminá-la até à noite para, na manhã do dia seguinte, ir para a aula com o exercício pronto. Nos dias de hoje, sabemos que em muitas escolas a prática é o estudante receber o exercício eletronicamente e devolvê-lo para o ambiente virtual ou portal da sala de aula, antes da meia-noite, independentemente do local, ou seja, não necessariamente da sua casa, você pode enviar de um restaurante, ou cafeteria, por exemplo.

Essa flexibilidade é uma expectativa que já vem com os Millennials para o ambiente de trabalho moderno. De fato, em pesquisa realizada pela Fidelity, a geração Y avalia esta questão como um fator-chave e motivador para aceitar uma posição de emprego, dando mais importância do que à questão salarial. Esta geração espera que a tecnologia assuma um papel relevante para ela no sentido de combinar cada vez mais a flexibilidade ao ambiente de trabalho moderno, incluindo o uso de vídeo colaboração para melhor direcionar a produtividade e o engajamento profissional.

Os Millennials são a imagem futura da força de trabalho, por isso devemos pensar, agora, na construção do local de trabalho do futuro. Algumas organizações globais são visionárias e já defendem uma política de trabalho flexível na qual especifica o lema “trabalhar de um lugar melhor” em vez de “trabalhar em casa”, e investem para tornar o escritório ou outro espaço esse “lugar melhor”.

Pensemos agora nos diferentes tipos e formas de colaboração ou de trabalho que as pessoas realizam. Certas reuniões, por exemplo, são realizadas para brainstorming e criação de novas ideias. Em geral, isso envolve um pequeno grupo de pessoas, e o melhor lugar para esse tipo de trabalho é um ambiente flexível. Há outras ocasiões em que você precisa ficar sozinho com seus pensamentos e longe de distrações. Proporcionar aos funcionários uma variedade de espaços, a partir de uma mesa até espaços pequenos e confortáveis, provê a flexibilidade física de um ambiente, bem como a tecnologia complementará essa versatilidade no que se refere a desafiar a distância quando as pessoas não estão presencialmente no escritório.

À medida que as novas gerações ingressam na força de trabalho, as organizações devem adaptar a cultura e o ambiente de trabalho. Aqueles que não avançarem nessa direção serão deixados para trás. As tecnologias tais como a videoconferência, têm dado às organizações a oportunidade de proporcionar um equilíbrio mais competitivo entre trabalho e vida pessoal e, portanto, atrair melhores talentos jovens, independentemente de onde estão localizados.

O mundo dos negócios está evoluindo. É preciso estar pronto para agir.

Mariane Takahashi, diretora de Marketing para América Latina e Caribe da Polycom.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile