Publicidade
Início Blogueria Monitoramento do desempenho de aplicativos e TI híbrida

Monitoramento do desempenho de aplicativos e TI híbrida

0
Publicidade

No recém-publicado Relatório de tendências de TI de 2016 da SolarWinds, o monitoramento e o gerenciamento da TI híbrida foram identificados como necessidades importantes para o sucesso no paradigma da TI híbrida. Um objetivo central do monitoramento e gerenciamento da TI híbrida é o monitoramento do desempenho de aplicativos (APM). Entretanto, o APM pode ser definido de diversas maneiras, dependendo do ponto de vista. Assim, vamos primeiro desenredar o APM para então abordá-lo no contexto da TI híbrida e, finalmente, concluir com três dicas para um APM bem-sucedido no mundo da TI híbrida.

Desconstruindo o APM

A Gartner define APM como um ou mais componentes de software e hardware que facilitam o monitoramento de modo a atender a cinco principais dimensões funcionais:

  • Monitoramento da experiência do usuário final (EUM)
  • Modelagem e exibição da descoberta da arquitetura de aplicativos no tempo de execução
  • Criação de perfis de transações definida pelo usuário
  • Monitoramento aprofundado de componentes no contexto de aplicativos
  • Análise

E aqui apresentamos o significado de cada uma delas:

  • EUM é uma abordagem descendente de monitoramento.
  • Arquitetura de aplicativos no tempo de execução é o monitoramento de baixo para cima.
  • Criação de perfis de transações definida pelo usuário é o lado da equação correspondente à empresa.
  • Monitoramento aprofundado de componentes representa a conexão dos pontos entre as dependências da pilha de aplicativos.
  • Análise refere-se à criação de relatórios e à tomada de decisões.

Esta é, certamente, uma maneira de encarar o APM. Infelizmente, é fácil se perder, já que o número de recursos e sub-recursos que definem as cinco dimensões torna a proposta bastante monótona. Para alcançar sucesso como profissional de TI, é recomendável que você se concentre nos recursos mais importantes a serem usados e não na quantidade de recursos.

Comparação entre foco no código e foco na infraestrutura

Outra maneira de considerar o APM e torná-lo extremamente simples é encará-lo da perspectiva de quem é responsável pelo APM e quais ações são necessárias em relação a métricas e eventos de utilização, saturação e erros relacionados ao desempenho.

O APM centrado no código está associado aos desenvolvedores, que precisam de visibilidade de sua pilha de código. Tudo gira em torno de solução de problemas, correção e otimização da pilha de código.

O APM centrado na infraestrutura está associado aos profissionais de operações de TI, que precisam de visibilidade na pilha de infraestrutura. Tudo gira em torno de solução de problemas, correção e otimização da pilha de infraestrutura, que inclui todos os constructos que dão suporte ao aplicativo.

Você cria ou integra o aplicativo? Isso determinará a ferramenta de APM necessária em sua caixa de ferramentas. Em alguns casos, ambas podem ser necessárias, se você estiver otimizando tanto o código do aplicativo quanto a infraestrutura subjacente em que o aplicativo programado é executado.

Otimize a equação de APM para profissionais de TI

Existem muitos casos de uso e implementações de APM na TI híbrida, mas dois deles são os primários que dão origem aos demais. Um deles destina-se ao desenvolvedor e o outro ao engenheiro de infraestrutura. Em ambos os casos, tudo se reduz ao objetivo do resultado financeiro da empresa (ou seja, atender ou exceder a expectativa do usuário final). Trata-se do SLA do diretor de informática, o contrato de nível de serviço que todo CIO busca proporcionar à sua organização e aos grupos de interesse da empresa. O SLA do CIO envolve segurança, operações simplificadas e agilidade na entrega de um desempenho aceitável do aplicativo aos usuários finais.

Para os profissionais de TI, o APM envolve o equilíbrio entre o que está sob seu controle e em seu campo de ação e o gerenciamento dos contratos de nível de serviço e termos e condições dos provedores de serviços de nuvem. O desafio é otimizar a equação dinâmica e de múltiplas variáveis que agora inclui responsabilidades não tradicionais nas operações da TI.

Conclusão

O APM pode ter se tornado mais intricado e confuso com o surgimento da TI híbrida, mas isso não precisa abalar suas operações diárias, nem sua carreira na TI. Há três passos que qualquer profissional de TI pode adotar para otimizar a experiência de APM na TI híbrida:

  1. Aplicar na prática as estruturas de habilidades de TI DART e SOAR aos servidos prestados pela TI e àqueles prestados pelos provedores de serviços de nuvem.
  2. Gerenciar os serviços, SLAs e contratos do fornecedor, ao mesmo tempo que define as expectativas de qualidade de serviço (QoS) dos usuários finais.
  3. Para executar bem o segundo passo, você precisa fornecer pontos de dados suficientes, especialmente com relação às métricas de utilização, saturação e erros relacionadas a desempenho, visto que a rede conecta tudo no âmbito da TI híbrida.

Além de contar com uma ferramenta de monitoramento adequada à TI híbrida, execute bem os passos acima e sua prática de APM permitirá que sua organização permaneça segura, simples e ágil.

Kong Yang,  gerente técnico da SolarWinds.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile