Sefaz vai deixar de oferecer NF-e grátis para os contribuintes

1

A partir de 1º de janeiro de 2017, a Secretaria da Fazenda deixará de disponibilizar gratuitamente os aplicativos para emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e).

Cada vez mais, empresas estão deixando de utilizar os aplicativos gratuitos de emissão da NF-e e do CTe e aderindo aos sistemas de documentos eletrônicos. A decisão foi tomada pela Sefaz e estimula as empresas a buscarem outras alternativas para substituir a NF-e grátis.

Os emissores gratuitos de NF-e e CTe são oferecidos aos contribuintes desde 2006 — período em que os processos passaram a ser informatizados e a transmissão dos documentos fiscais passou a ocorrer de forma eletrônica. Porém, nos últimos anos, a maioria dos contribuintes tem deixado de utilizar os aplicativos gratuitos, optando por aderir a alternativas mais vantajosas e que possam trazer maiores benefícios à rotina da empresa, como a integração de soluções de sistemas com todos os setores da empresa e com os sistemas de todos os Fiscos.

Segundo levantamento realizado pela Sefaz, 92,2% dos contribuintes que emitem NF-e utilizam soluções próprias. Já o CTe, o número chega a 96,3%. O aplicativo do órgão era pouco recomendado para empresas que emitiam um grande volume de notas, uma vez que exigia a redigitação de cada campo, nota a nota.

Com a descontinuidade, a partir de 1º de janeiro o contribuinte não poderá mais fazer o download e perderá todas as atualizações. O programa continuará funcionando para quem tiver a ferramenta utilizada, mas, caso haja qualquer tipo de alterações nas regras de validação da NF-e ou do CTe, poderá ter as informações geradas comprometidas.

A própria Secretaria da Fazenda recomenda que contribuintes não esperem para o dia 1º de janeiro de 2017, momento que o aplicativo será descontinuado, para procurar outras e comecem desde já a migração para soluções próprias aos sistemas internos do negócio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.