Plataforma Gaio lança versão cognitiva

0

A ferramenta Gaio – plataforma gratuita de Big Data – lança novas oportunidades para o uso da Inteligência Artificial (IA) e disponibiliza agora a versão Gaio Cognitiva, por meio do reconhecimento da fala.

Segundo o idealizador da plataforma, Eder Balbino, o usuário não terá de desenvolver sistema, uma vez que por trás da interface do Gaio estão algoritmos cognitivos construídos com base em toda a inteligência da ferramenta. "Conseguimos combinar a compreensão da fala do ser humano à busca de dados nos sistemas da empresa", destaca.

O fato de a ferramenta possuir um ambiente de análise sofisticado, que permite conectar, transferir, combinar e criar indicadores, favorece essa interpretação, em tempo real. O aplicativo entende o que é necessário executar e devolver ao comando de voz. Uma vez recebido este comando, a mensagem é convertida em texto e analisada pela ferramenta. "O método utiliza de palavras-chave que indicam onde devem ser feitas a busca e a análise de dados. O usuário pode solicitar a busca sem a utilização de frases pré-determinadas ou scripts, o que confere ampla autonomia e inúmeras possibilidades de busca", afirma Balbino.

Outra novidade é que para utilizar o Gaio e todos os seus recursos, o usuário não terá de investir em infraestrutura própria. A oferta do Gaio na nuvem além de reduzir investimento, permite a utilização imediata, podendo ser acessado de qualquer lugar que possua conexão à internet. Há ainda a capacidade ilimitada de armazenamento de arquivos e, consequentemente, redução de custos de aquisição, entrega e manutenção de uma infraestrutura complexa.

Caso o departamento de Recursos Humanos necessite, por exemplo, de uma análise do banco de horas da empresa, basta formular uma frase com o termo "banco de horas" e a busca será realizada entre os dados referentes a este tema: maiores desvios de horas, quais setores e funcionários estão com estes indicadores mais elevados. É muito poder de análise construído de forma simples, em interface visual sem a necessidade de programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.