Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Serasa recomenda empresas a otimizarem gestão de dados

Serasa recomenda empresas a otimizarem gestão de dados

0
Publicidade

De acordo com a pesquisa global “Gestão e Qualidade de Dados” realizada pela Experian, 76% das empresas entrevistadas acreditam que os dados são parte integral na construção das estratégias de negócio. Além disso, 91% das organizações no Brasil consideram dados na definição da estratégia de negócios, número maior que o apresentado em 2017 (86%).

Pensando nisso, a Serasa Experian listou cinco dicas que podem auxiliar as empresas a melhorar a gestão de dados. Confira abaixo:

1. Tenha claro os seus objetivos

É importante definir quais são os principais objetivos da empresa com a gestão de dados e quais os resultados esperados com as ações que serão aplicadas, além de mapear quais serão as métricas e indicadores para mensurar os resultados e determinar o orçamento disponível em cada etapa.

Uma estratégia que ajuda no planejamento e na organização das prioridades é definir ações tanto de curto, médio e longo prazo para que o negócio seja sustentável.

2. Separe o joio do trigo

A capacidade de processar dados em tempo real é uma necessidade crescente das organizações. As empresas que forem capazes de aproveitar o fluxo constante de dados recebidos para a tomada de decisão imediata, passam a oferecer um outro “nível” de serviço, melhorar a experiência dos clientes, reduzir atividades fraudulentas, entre outros.

Com o alto volume de dados disponíveis, é preciso entender quais são as informações necessárias para realizar as campanhas planejadas. Neste caso, a qualidade dos dados é muito mais importante que a quantidade de informações.

3. Crie confiança nos dados

O primeiro passo para que dados sejam transformados em insights relevantes é verificar se eles estão devidamente atualizados, tratados e qualificados. Uma informação desatualizada de cadastro, por exemplo, pode gerar perdas em vendas devido ao gasto de recursos financeiros desnecessários que dificilmente resultarão em algum retorno.

Além disso, dados não confiáveis podem gerar decisões erradas. Por isso, é importante corrigir e atualizar as informações em um ciclo permanente tanto nos canais de entrada quanto na sua base legada antes da realização de campanhas.

4. Invista em ferramentas de apoio

Cada vez mais, as organizações estão investindo em ferramentas e soluções que as ajudem na gestão da qualidade dos dados, mas ainda encontram dificuldades para alcançar um nível ideal de maturidade no gerenciamento de dados. No Brasil, o aumento de dados imprecisos dentro das companhias devido ao erro humano, falta de comunicação interna entre departamentos e a falta de estratégia vem incentivando o aumento no investimento de projetos de migração, enriquecimento e integração de dados.

A tendência agora é que, para sobreviver no cenário de transformação digital e estratégia orientada pelos dados, as organizações tenham que implementar novos processos e soluções tecnológicas que acompanhem as demandas de negócios.

5. Realize testes contínuos

É possível que na hora da implementação das ações definidas no planejamento os resultados sejam diferentes do esperado. Para não descartar a estratégia por completo, é importante que a empresa teste, principalmente as ações de marketing. Dessa forma, você poderá avaliar qual a melhor forma, canal, público, tipo de dados que tem mais aderência à estratégia e perfil da sua empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile