Publicidade
Início Blogueria Equipar a força de vendas com smartphones é mais um desafio para...

Equipar a força de vendas com smartphones é mais um desafio para as empresas do varejo

1
Publicidade

Há 16 anos, apenas 36,6% dos brasileiros tinham acesso a um aparelho celular, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Hoje, vivemos um cenário bem diferente e o IBGE aponta que, aproximadamente, 79,3% da população já possui um aparelho. O interessante é que a venda de dispositivos móveis não para de crescer.  Estima-se que só o mercado corporativo movimente cerca de 2,2 milhões de unidades.

O aumento da utilização do smartphone transformou o mundo de diversas maneiras. O equipamento tornou-se uma ferramenta importante e essencial, não apenas para uso pessoal, mas também para o mundo corporativo, como o varejo, por exemplo. Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, houve uma queda brusca na circulação de pessoas e, consequentemente, no consumo. Os varejistas precisaram se adaptar e criar alternativas por meio da adoção de novas tecnologias para manter os negócios em pé.

Para surpresa de todos, o uso dos smartphones no varejo ganhou força e o aparelho se tornou o principal canal de vendas entre as lojas físicas e seus consumidores. Atentas à essa movimentação, as grandes redes de varejo transformaram seus vendedores em consultores on-line, com acesso direto aos consumidores por meio de redes sociais e, principalmente, pelo WhatsApp.

Esse tipo de mudança tornou as vendas cada vez mais omnichannel e aproximou   o cliente das marcas, ajudando a segurar a receita em um momento crítico. Só em 2020, de acordo com o relatório do Webshopper 43, da E-bit/Nielsen, foram registradas 194 milhões de vendas on-line e as compras realizadas pelo celular representaram 55,1% das transações, atingindo R$ 45,9 bilhões no Brasil. Além disso, cada brasileiro que possui um smartphone ficou, em média, 4,8 horas por dia utilizando o seu aparelho, de acordo com o relatório anual da App Annie, divulgado no ano passado.

A tendência, agora que a circulação das pessoas começou a voltar, é que essa ferramenta seja incorporada a tantas outras já disponíveis para ações de marketing e vendas e continue viva nesse relacionamento marca versus cliente.

Nessa relação, os vendedores do varejo físico ganharam um protagonismo sem precedente. Passaram a gerir o relacionamento com seus clientes e se tornaram responsáveis pelo atendimento das compras on-line, separação do itens para envio e auxílio na escolha da loja mais próxima para que o produto seja retirado pelo cliente.

A digitalização da equipe e o atendimento personalizado à distância deve permanecer, já que o brasileiro passa a maior parte do seu tempo conectado. O momento das empresas agora é garantir infraestrutura adequada para esses vendedores, que além de atenderem aos clientes fisicamente nas lojas, precisam de um equipamento disponível em mãos para o relacionamento com aqueles que estão online.

Para gerenciar tudo isso, ficam alguns questionamentos: De quem é o smartphone utilizado pelo vendedor? É de uso pessoal ou corporativo? Como garantir produtividade, segurança dos dados e a gestão do uso correto do smartphone durante o horário de trabalho? E o cliente, de quem é? Se o colaborador mudar de emprego, os contatos ficam com quem?

Para atender a esses desafios, muitas empresas optaram pelo modelo de outsourcing, pelo qual aluga-se os aparelhos e o gerenciamento é feito totalmente pelo fornecedor. Investir em outsourcing significa ter a segurança necessária para atender os consumidores, além do suporte para garantir que o aparelho utilizado seja o ideal para as transações envolvidas. É possível, por exemplo, preparar os equipamentos com apenas os recursos necessários para as atividades pré-definidas, garantindo segurança aos dados da empresa, e também mudar de operadora sem que seja necessária a troca dos equipamentos. O modelo outsourcing permite ainda a aquisição de equipamentos e manutenção quando o mesmo é quebrado, de uma forma rápida, sem impactar o negócio.

Não há dúvida de que o smartphone passou a ser um instrumento poderoso, mas também é preciso investir em tecnologias de gestão e serviços que permitam utilizá-lo da melhor forma. Só assim será possível assegurar o sucesso da empresa e garantir a melhor experiência de compra para os clientes.

Paulo Theophilo Moreira, diretor de Marketing da Simpress.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile