Inteligência artificial, aplicações inovadoras e crescimento de dados estão impulsionando a modernização da infraestrutura. Aplicações inovadoras que exigem infraestrutura moderna não são novidade e o crescimento de dados tem explodido ano após ano, mas adicionar IA a esse contexto, e especialmente IA generativa (GenAI), apenas ressalta ainda mais as tendências existentes. Na verdade, de acordo com o relatório Enterprise Cloud Index (ECI) encomendado pela Nutanix, 85% das organizações planejam aumentar os investimentos em modernização de TI especificamente para dar suporte à IA, especialmente IA generativa.
Para o mainstream das empresas o ponto alto do hype da IA e da GenAI foi em 2023, mas as organizações estão apenas começando a adotar soluções de IA generativa — elas estão identificando as cargas de trabalho e os casos de uso certos, determinando o melhor ajuste e descobrindo as implicações orçamentárias. A adoção de soluções de IA certamente impactará prioridades de TI como estratégias de borda e gerenciamento de dados e as organizações estão aumentando o investimento em sua estratégia de borda ao longo de 2024 e isso deve seguir para 2025.
Uma estratégia de IA abrangente inclui implementação e gerenciamento de ativos de IA da nuvem até a borda. À medida que a adoção de soluções de IA acelera, os líderes de TI podem sentir um senso maior de urgência em relação à implantação de infraestrutura de borda para dar suporte a processamento e acesso mais rápidos a dados para processamento em tempo real. É aí que entram a modernização de TI e as implementações de infraestrutura de borda, pois esses investimentos podem facilitar o processamento e o acesso mais rápidos aos dados.
Se arquitetados e implementados corretamente, esses investimentos fornecerão às organizações a capacidade de conectar e gerenciar a ampla gama de dados e, consequentemente, elevando a visibilidade sobre onde os dados residem. Aqui, as soluções de gerenciamento de dados desempenham um papel importante ao vincular dados de vários ambientes para seu gerenciamento adequado.
Esses desafios de visibilidade e gerenciamento de dados só serão exacerbados por implementações de IA e análise cada vez mais complexas e devem ser as principais áreas para melhoria contínua em sua jornada de adoção de IA. Para qualquer implementação bem-sucedida de tecnologia de IA/ML, os roteiros de modernização de TI devem incluir soluções de infraestrutura de borda e ferramentas abrangentes de visibilidade de dados como os principais investimentos.
Os entrevistados da pesquisa da Nutanix identificaram o aumento do investimento para dar suporte à estratégia de IA de sua organização como sua prioridade nº 1, seguido de perto pelo investimento em modernização de TI. Há um bom motivo para isso, os CIOs entrevistados indicaram que executar aplicações de IA em sua infraestrutura de TI atual seria um desafio “significativo”. Desta maneira, a capacidade de oferecer suporte à IA se torna o principal motivador de escolha de infraestrutura, assim como a execução de aplicações de IA para sanar o desafio com a infraestrutura de TI atual.
Embora o hype da mídia e a disponibilidade de ferramentas e serviços de IA tenham sido um dos principais motivadores do interesse empresarial em IA no ano passado, acredito que isso continue. De fato, os líderes de TI classificaram “implementar estratégias de IA” como a terceira prioridade mais importante para o CIO e/ou CTO de sua organização.
Os tomadores de decisão de TI devem aproveitar a adoção da tecnologia de IA catalisando uma nova onda de requisitos de modernização da infraestrutura de TI como uma oportunidade para garantir que as iniciativas de IA, ML, análise e crescimento de dados de sua organização estejam alinhados com as realidades da infraestrutura.
Leandro Lopes, diretor de engenharia da Nutanix para América Latina.