A Motorola anunciou vendas de US$ 9,42 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 26% em relação aos US$ 7,5 bilhões registrado em igual período de 2004. A empresa estima que sua participação no mercado global ficou em torno de 19%, aumento de quase 5,5 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Em comparação com o trimestre anterior, a Motorola anunciou que ganhou um ponto percentual.
A empresa encerrou o trimestre com uma posição de caixa de US$ 8,4 bilhões. "Estamos muito satisfeitos com nossos resultados recordes no terceiro trimestre e com nosso desempenho geral neste ano," disse o presidente e CEO mundial da Motorola, Ed Zander. "Excluindo despesas de reorganização, todos os quatro negócios da empresa cresceram de maneira lucrativa no trimestre ? fruto dos esforços e da dedicação dos talentos em toda a organização global."
O setor de produtos móveis obteve vendas de US$ 5,6 bilhões, um aumento de 41% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado e um recorde para o negócio. Os ganhos operacionais foram de US$ 597 milhões, em comparação a ganhos operacionais de US$ 394 milhões no mesmo trimestre de 2004, também um recorde para o negócio. Já as vendas do setor de soluções de redes foram de US$ 1,6 bilhão, um aumento de 7% se comparado ao mesmo trimestre do ano passado. Os ganhos operacionais chegaram a US$ 268 milhões, em comparação aos US$ 159 milhões no mesmo trimestre do ano passado.
As vendas do setor de soluções para governo e empresas foram de US$ 1,6 bilhão, um aumento de 4% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. As vendas para o mercado automotivo foram mais baixas, enquanto as vendas para outros mercados atendidos pelo segmento aumentaram em 7%. Os ganhos operacionais diminuíram de US$ 197 milhões no terceiro trimestre do ano passado para US$ 180 milhões neste trimestre.
Com desempenho igualmente bom, as vendas do setor de soluções para ?casa conectada? foram de US$ 710 milhões, um aumento de 28% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Durante o período, a Motorola ampliou sua presença global em vídeo e voz digital e expandiu suas ofertas para o consumidor final por meio de canais de distribuição do comércio varejista.
Para o quarto trimestre de 2005, a Motorola prevê vendas entre US$ 10,3 bilhões e US$ 10,5 bilhões. A previsão de ganhos por ação no quarto trimestre de 2005 é de US$ 0,32 a US$ 0,34.