Publicidade
Início Serviços Case COB utilizará solução de vídeocolaboração na gestão dos jogos olímpicos

COB utilizará solução de vídeocolaboração na gestão dos jogos olímpicos

0
Publicidade

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) utilizará tecnologia de rede e colaboração da Cisco para otimizar a comunicação com Confederações Brasileiras Olímpicas, Centros de Treinamento e delegações em todo o Brasil e ao redor do mundo. O Núcleo de Integração Olímpica, localizado na sede da entidade no Rio de Janeiro, utilizará a nova solução de Colaboração Imersiva da Cisco para transformar a forma de interação entre os executivos, comissões técnicas e atletas.

A parceria com o COB inclui o fornecimento de estações de vídeo colaboração, câmeras de vídeo monitoramento de alta definição e licenças de software de conferência, além da substituição da plataforma de telefonia da entidade. A partir de agora, todos os funcionários do COB podem contar com telefones capazes de fazer vídeochamadas.

“Para o COB, o legado que a tecnologia da Cisco deixará para o esporte brasileiro será gigantesco. Esta é uma ação pioneira na história do esporte nacional e que auxiliará o Brasil a evoluir cada vez mais em termos de organização, beneficiando, consequentemente, a preparação dos atletas. Estamos vivendo uma verdadeira revolução na gestão esportiva no país e o apoio de iniciativas como esta da Cisco contribui para atingirmos um patamar nunca antes alcançado em termos de organização das entidades esportivas”, afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

O uso da tecnologia permitirá ao COB reduzir custos de viagem e, com esta economia, incrementar os investimentos diretos na preparação dos atletas. Além da otimização do tempo de gestores, atletas e equipes técnicas, outros benefícios incluem a realização de treinamentos e palestras a distância e maior agilidade e qualidade na interação com médicos, fisioterapeutas e até mesmo intérpretes – já que muitas confederações possuem estrangeiros nas suas comissões técnicas.

Tecnologia

O Cisco TelePresence IX5000 series, presente no Núcleo de Integração Olímpica do COB, é uma estação de colaboração imersiva, primeira deste modelo a ser instalada no Brasil. A IX5000 possui três telas LCD de 70 polegadas, câmeras 4K de ultra definição e áudio com qualidade de cinema. Além disso, não exige modificações na sala e requer metade do tempo de instalação e metade do consumo de energia e da largura de banda, reduzindo o TCO e agilizando a implantação.

Além da sala de colaboração imersiva, o projeto inclui 54 estações de vídeocolaboração dos modelos MX800, MX200 e DX80, 30 câmeras HD de vídeo monitoramento, 200 vídeo fones, 25 switches de rede e cinco servidores e licenças Webex e Jabber. Esses últimos permitem reuniões online, compartilhamento de arquivos e chats, a partir de dispositivos móveis conectados à internet.

No total, o projeto engloba mais de quatro toneladas em equipamentos que serão distribuídos na sede do COB, Confederações e Centros de Treinamento, ficando disponíveis para os gestores, atletas, treinadores e equipes técnicas.

Conexão Rio-Toronto durante os Jogos Pan-Americanos

O COB aproveitou os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, realizados em julho, para colocar em prática o modelo de colaboração e monitoramento como “test drive” para Rio 2016. Uma central de controle na sede de COB, no Rio, ficou conectada 24 horas com a Vila Olímpica Pan-americana e cinco sub-sedes. Tudo isso usando a tecnologia de comunicação Webex. A iniciativa permitiu às equipes de planejamento, logística, e toda a equipe técnica de estarem conectadas em tempo real para reuniões e tomadas de decisão.

“No Pan de Toronto nossa operação foi perfeita, pois todo o COB pôde estar conosco lá no Canadá. Uma grande parte no Brasil e outra, a essencial, em Toronto. Tudo isso graças à tecnologia Cisco. Esse foi o nosso diferencial na nossa operação, e será assim no Jogos Rio 2016 e no futuro”, disse Helbert Mendes da Costa, gerente geral de Gestão Estratégica e Marketing do COB.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile