Startup brasileira mostra solução de eficiência energética em competição mundial

0

Em abril de 2015 o Banco Mundial lançou o desafio Negawatcht em 4 países diferentes. O objetivo era fomentar ideias e transformá-las em empresas com soluções de eficiência energética. Entre cerca de 50 ideias e após 6 meses de aceleração no Núcleo de Aceleração da Estácio (NAVE) e apoio do Sebrae, a startup vencedora e escolhida para representar o Brasil no Evento Smartcity na Espanha é a E-Manager, que nasceu para ajudar as pequenas e médias Empresas a economizarem energia.

A E-Manager tem como objetivo abrir a "caixa preta" da conta de energia elétrica para fazer o empresário entender os gastos energéticos da sua empresa. Para isso, o E-Manager fez um protótipo que é um Medidor que se adapta a qualquer quadro elétrico e envia o consumo de cada setor ou equipamento da empresa para uma plataforma que pode ser acompanhada online, pelo computador, smartphone ou tablet.

Além do acompanhamento do consumo, os clientes receberão alertas caso algum equipamento ou setor esteja consumindo energia elétrica além do normal, indicando os erros e apresentando soluções para diminuir esse consumo ou até a viabilidade econômica da troca do equipamento.

A Startup está validando as funcionalidades do hardware e software, mas já contam com alguns clientes que aprovaram o sistema e já economizaram na sua conta de luz. Até 2016 a E-Manager planeja produzir e vender em longa escala, com um potencial de mercado de cerca de 9 mil de pequenas e médias empresas que sua conta de luz representa de 20% a 30% dos seus gastos mensais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.