Huawei e USP anunciam programa de inovação e capacitação de talentos em cidades inteligentes

0

A Huawei e a Universidade de São Paulo (USP) anunciam a criação de um Centro de Inovação e Capacitação de Recursos Humanos em Tecnologias de Internet do Futuro, incluindo Internet das Coisas, Redes Definidas por Software e redes 5G, entre outras. Chamado Centro USP/Huawei de Internet do Futuro, o projeto é motivado pela necessidade de qualificar pesquisadores e profissionais da tecnologia da informação e comunicação (TIC) para garantir mão de obra capacitada a atuar em um ambiente em constante transformação tecnológica.

Por meio deste acordo, Huawei e USP criarão uma infraestrutura de inovação e capacitação,  flexível e multiusuário para dar suporte aos processos de inovação e qualificação de talentos em TIC, criar conteúdo e metodologias para as oficinas e cursos de inovação e capacitação, e desenvolver ferramentas de suporte a inovação e capacitação utilizando técnicas avançadas de TIC, como Big Data Analytics. O projeto contará com validação constante por meio de aplicação de métodos quantitativos e qualitativos nas atividades de inovação e capacitação.

"Cidades inteligentes, internet das coisas e a tecnologia de banda larga móvel 5G proporcionam rápidas mudanças na forma que as pessoas vivem, trabalham e se relacionam. A intensa transformação digital requer pesquisadores e profissionais que dominem as inovações tecnologias em constante evolução. O cultivo de talentos de TIC é fundamental para que o Brasil dê um salto de qualidade tecnológica e nossa parceria com a USP torna possível a criação de um time de elite em TIC no país", disse Jackey Wang, vice presidente de Marketing e Soluções da Huawei Enterprise Brasil.

O centro USP/Huawei de Internet do Futuro é composto de 2 espaços principais: o Espaço das Ideias e o Espaço de Experimentação, ambos a serem localizados nas dependências da Escola Politécnica da USP.

O Espaço das Ideias (EI) visa fomentar a criação de novas soluções baseadas no estado da arte das tecnologias de TIC, incluindo a criação de startups para o desenvolvimento comercial das soluções desenvolvidas pelo Centro. O EI irá contar com um ambiente colaborativo, projetado para fomentar tanto discussões locais como discussões com parceiros remotos durante o desenvolvimento das soluções.

O Espaço de Experimentação (EE), por sua vez, adota o conceito de living lab, de forma a usar o ambiente da Universidade de São Paulo para o teste e experimentação de novas tecnologias como, por exemplo, o uso de postes de iluminação do Campus para Experimentação de tecnologias de Internet das Coisas. Para tanto, o EE será projetado de forma inerentemente distribuída, com uma sala física principal multi-propósito, o Laboratório Didático (LD), e conexões de alta velocidade à infraestrutura do EI e à rede do Campus, permitindo a interligação futura com outras salas e recursos tecnológicos da Universidade de São Paulo.

Ambos os espaços irão utilizar uma plataforma aberta para aplicações de IoT (a plataforma aberta FI-WARE) para agregar novos serviços e aplicações ao projeto de SmartCampusUSP. Dentro do escopo da parceria, serão utilizadas as atividades de treinamento de certificação básica em redes da Huawei como mote inicial das atividades do LD.

A duração estimada da primeira fase do projeto (piloto de operação) é de 7 meses com um com potencial de capacitação de 64 alunos nas formas presencial e à distância. Na segunda fase do projeto (piloto de uso), será contemplado o desenvolvimento de soluções tecnológicas, incluindo o fomento a criação de startups e novos negócios com forte influência da Internet das Coisas a criação de casos de uso de pesquisa baseados tanto nas atividades do Centro como na integração de plataformas abertas da Internet do Futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.