BB atinge marca de 10 milhões de cartões Ourocard com NFC

0
47

O ano de 2020 foi responsável por um boom no uso da tecnologia de pagamento por aproximação no Brasil. Para se ter uma ideia do tamanho desse aumento, segundo dados da Visa, entre março e junho, o crescimento das transações por aproximação Visa foi superior a 30%. Os motivos para esse crescimento são a conveniência, a higiene em tempos de pandemia, possibilidade de uso no transporte público em algumas cidades, mas principalmente ao aumento da emissão. Por isso, o Banco do Brasil comemora o marco de ser o primeiro banco a emitir mais de 10 milhões de cartões Visa com esta tecnologia no Brasil.

A penetração das transações por aproximação no total de transações do Ourocard Visa cresceu 81% somente nos últimos seis meses. Com aceitação em mais de 80% dos terminais de pagamentos em todo o Brasil, segundo dados da Visa, esse tipo de pagamento começou a ganhar escala com os celulares e os "pays", mas hoje, os pagamentos realizados com os cartões já são a maioria.

"O BB sempre acreditou no pagamento por aproximação. Dez milhões é só o começo. Acreditamos que a tecnologia tem potencial de crescimento e testemunhamos isso, com cada vez mais pessoas preferindo esse tipo de transação que oferece uma experiência mais prática e fluida, principalmente nas compras do dia a dia", avalia Edson Costa, diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil.
Em 2019, o Banco do Brasil fechou uma parceria fundamental para o crescimento do pagamento por aproximação. Junto com a Visa e o MetrôRio, participou da implementação do pagamento por aproximação nas 41 estações do metrô da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desse tipo de pagamento já foi estendido para outros meios de transporte do Rio, como trens, barcas e ônibus, bem como em outras cidades do país.

Os clientes do BB com Ourocard Visa efetuam todo tipo de compra com uso do NFC. A maior concentração está nos segmentos de supermercados, alimentação, drogarias e postos de gasolina. Os clientes que mais utilizam a tecnologia estão nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Distrito Federal. Sob o aspecto etário, os clientes que mais usam o Ourocard Visa com NFC têm entre 30 e 49 anos de idade.

"Aqui na Visa, temos monitorado esse crescimento do pagamento por aproximação recorrentemente e entendemos que a participação protagonista do Banco do Brasil tem sido fundamental para a popularização da tecnologia. Quanto mais pessoas tiverem acesso à inovação, mais transações veremos, dado que os benefícios da tecnologia ficam evidentes logo no primeiro uso", conta Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil.

Deixe seu comentário