Publicidade
Início ESG Engineering aposta em IA para o gerenciamento de perda de água

Engineering aposta em IA para o gerenciamento de perda de água

0
Publicidade

Engineering apresenta ao setor de saneamento uma solução de Inteligência Artificial para a gestão de perdas de água e apoio às tomadas de decisões, nomeada Net@Decision, assim como aposta num aplicativo, o DigiSelf, também baseado em IA e que é direcionado para o cliente final realizar a autoleitura de seu consumo de água e solicitar serviços. 
 
A solução Net@Decision, segundo a Engineering, foi criada em virtude das metas propostas no Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que define a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, tendo a redução progressiva e o controle da perda de água como itens. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o número da perda de água no sistema de distribuição chega a 51% e envolve vazamentos, falhas nos sistemas de medição e ligações clandestinas, entre outros indicadores. A expectativa, segundo às metas definidas pelos órgãos regulatórios no Novo Marco, é que esse número chegue a 31% em 2033. 
 
“Hoje, as empresas de saneamento possuem uma grande quantidade de informações vindas de diversos sistemas, o que dificulta o correto acompanhamento e gerenciamento de indicadores de perdas. Cientes desses desafios, implementamos tecnologias como Analytics, Artificial Intelligence, Internet of Things (IoT) e Machine Learning, para driblá-los”, explica Luciano Gajardoni, diretor técnico de Energy & Utilities da Engineering. 
 
A solução Net@Decision integra dados de diversas fontes, resultando numa gestão mais eficiente do sistema de abastecimento de água com insights sendo gerados em tempo real e análises preditivas, que auxiliam não somente às rotinas operacionais, como também às tomadas de decisões, possibilitando o direcionamento de esforços e investimentos ainda mais estratégicos e assertivos e, tendo como consequência, o aumento da lucratividade e a redução dos índices de perdas – pontos alinhados com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa, em português) e o Novo Marco do Saneamento. 
 
Outra aposta da companhia é o aplicativo DigiSelf, que é direcionado à autoleitura do consumo de água. O app tem como objetivo reduzir os erros de leitura e otimizar a experiência do cliente final por meio da Inteligência Artificial, tecnologia responsável por capturar os números do hidrômetro e permitir que o usuário possa gerar sua fatura de forma autônoma, ou seja, sem a presença do leiturista, profissional especializado, além de obter um histórico de consumo, alertas de anomalias e informações sobre interrupções de fornecimento em sua região, entre outras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile