Não fique sem capacidade de rede na Black Friday

0

A Black Friday já se consolidou como uma das principais datas para o comércio varejista no Brasil, e alavancou o e-commerce especialmente durante a pandemia. De acordo com o relatório da Neotrust/Compre&Confie, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2020 os e-commerces faturaram um total de R$ 7,72 bilhões. Isso representou um crescimento de 27,7% em relação ao ano anterior. 

Apenas por esses números, é possível ter uma ideia da dimensão do volume de transações financeiras no varejo digital no período. É um fluxo de dados atípico que pode gerar instabilidades nas redes, comprometer a segurança das empresas que não estiverem preparadas e gerar prejuízo aos negócios. Mas como se prevenir nesses casos? 

Uma das medidas mais importantes para contar com uma rede confiável durante sazonalidades é a gestão de capacidade. Trata-se do conjunto de processos técnicos e tecnologias que resultarão em um planejamento mais preciso entre a oferta e a demanda, entregando performance a um custo justificável e que não impacte no negócio. As empresas precisam estar preparadas para os picos de usuários conectados simultaneamente em seu ambiente  e os pedidos de compras e vendas em andamento. O boom do comércio digital durante a pandemia foi a prova de que muitos negócios ainda não estavam preparados para picos de transações e várias empresas estavam atrasadas para realizar a transformação digital. 

Duas situações que podem gerar prejuízo aos negócios devido à gestão incorreta de capacidade são a falta de recursos para atender a demanda, podendo impactar na performance e até na disponibilidade, e o oversizing, uma sobrecapacidade onde foi investindo além do necessário, resultando em ociosidade de recursos e desperdício financeiro. Quando se alcança o equilíbrio entre oferta, demanda e custo é que se obtém uma performance eficiente a um custo justificável, o chamado right size. 

A análise da capacidade deve levar em consideração modelos matemáticos (orgânico) e análise de dados, para que o gestor tenha informações mais precisas. O modelo baseado pela média histórica entre oferta e demanda não representa um retrato fiel da necessidade, e pode deixar a empresa em maus lençóis durante os picos de atividades. Um modelo baseado em metas também pode resultar em capacidade abaixo da necessária ou além da esperada. 

Algumas tecnologias ajudam a ter um ambiente mais resiliente, como a adoção de infraestrutura em nuvem com autoscaling, entretanto, apenas isso não é suficiente sem um olhar 360 sobre o ambiente. Por exemplo, algumas aplicações necessitam de um crescimento vertical (capacidade de processamento em um único servidor) e outras já estão adaptadas a um crescimento horizontal (vários servidores trabalhando separadamente). Firewalls, balanceadores de carga, storage, backends e APIs de terceiros também precisam ser contextualizados.  

Mas então, qual é o modelo de gestão de capacidade ideal? O modelo adequado deve ser construído com base no comportamento do negócio em questão, com o entendimento de como os recursos de TI são utilizados e qual a sua curva de comportamento e, obviamente, manter um alinhamento constante com a participação das áreas de negócio da empresa envolvidas. Como geradores da demanda, serão elas que ajudarão a definir a capacidade necessária. 

Para a sua empresa não ficar ficar de fora na Black Friday, visto a grande concorrência atual no mercado digital, é sempre melhor prevenir do que remediar. Faça uma análise multivariável das necessidades do seu negócio, levando em consideração não apenas a questão da oferta e demanda, mas sazonalidade,  possíveis ruídos, quantidade e tamanho de pedidos, o quanto consomem de recursos, entre outros fatores. Dessa forma você terá um modelo de gestão de capacidade melhor e com maior robustez dentro do seu modelo. 

Artur Araújo, Chief Product Officer da Pinpoint.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.