Alcatel e C.E.S.A.R se unem para criar serviços móveis 3G

0

Com o propósito de fomentar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) em TI e telecomunicações, a Alcatel e o C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) firmaram um convênio, por meio da Jabil do Brasil, fornecedora de serviços de manufatura de eletrônicos e circuitos, para criação do projeto batizado de ?Mobile House Control? (MoHCo).

O objetivo da iniciativa é viabilizar serviços e aplicativos de mobilidade para o controle de residências equipadas com banda larga sobre a plataforma DSL, a partir de dispositivos inteligentes e que permitam a conexão em rede. Numa primeira etapa, serão realizados testes para o controle remoto de energia elétrica, mas a meta é incluir equipamentos como fornos microondas, geladeiras ou câmeras de segurança. No futuro, com o comando a partir de um celular, será possível operar todas essas interfaces, devidamente conectadas a um computador.

?A experiência da Alcatel em comunicações móveis e fixas foi levada para o C.E.S.A.R com o intuito de desenvolver novas aplicações convergentes. Esta estratégia está alinhada com a proposta de nossa empresa em oferecer novas experiências ao usuário final a partir da utilização da banda larga?, afirma Renato Mello Bertran, diretor de logística da Alcatel no Brasil.

Serviços móveis inovadores estão em franco desenvolvimento e ascendência, assim como a adoção da banda larga por DSL. As operadoras poderão oferecer o MoHCo a partir da entrega de soluções integradas. Por ser baseado em Internet, a utilização em larga escala do gerenciamento remoto depende que os elementos a serem conectados na rede sejam interoperáveis e preparados para a comunicação via IP.

?Com a solução de MoHCo que está sendo desenvolvida pela parceria entre a Alcatel e o C.E.S.A.R, será possível criar uma arquitetura mais flexível para que novos serviços e equipamentos sejam incorporados à rede mundial?, afirma Flávio Pimentel, consultor responsável pelo projeto do C.E.S.A.R. ?Isso significa que, caso o morador de uma residência equipada com o gerenciamento remoto esqueça luzes ou equipamentos eletrônicos ligados, ele poderá comandá-los à distância com um celular. As possibilidades são inúmeras e este tipo de aplicação inteligente está apenas começando a entrar em utilização comercial mundialmente?.

?Promover o aprendizado local e a pesquisa de soluções multimídia inovadoras de 2,5G e 3G, em infra-estrutura totalmente aberta e independente de padrões tecnológicos, é parte do programa mundial da Alcatel para oferecer às operadoras, provedores de conteúdo e de aplicações, a validação, testes e demonstração de serviços e aplicações móveis de próxima geração?, conclui Bertran.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.