Publicidade
Início Blogueria Os recordes da Black Friday: oportunidade e desafio para o e-commerce

Os recordes da Black Friday: oportunidade e desafio para o e-commerce

0
Publicidade

Seguindo uma tendência mundial, o Brasil envolve-se cada vez mais com a Black Friday. Ao contrário do que acontece fora do país, o evento é um movimento exclusivamente online e, por isso, deve estabelecer novos recordes no e-commerce brasileiro em 2014. De acordo com uma estimativa da E-bit, empresa especializada em dados sobre o setor, o valor comercializado deve chegar a R$ 1,2 bilhão, 56% superior ao de 2013, quando a data movimentou R$ 770 milhões. Esse é apenas um dos impressionantes números que envolvem a Black Friday.

Sem dúvida, o aumento da confiança do público em relação às compras online é um dos principais motivadores. Porém, tamanha expectativa em relação à data também é fruto da crescente presença online dos brasileiros. Segundo a Akamai – estudo State of The Internet -, o Brasil apresentou o maior crescimento de endereços IPv4 no mundo durante o segundo trimestre de 2014, com aumento de 43% em relação ao último período de um ano.

Proporcionalmente ao crescimento da popularidade da Black Friday e das compras online como um todo, há o consequente aumento do volume de acessos aos portais de e-commerce do país. No último ano, observamos no Brasil um crescimento de 50% no volume de acessos em relação a 2012 e, mesmo com velocidades médias inferiores às dos outros países experientes na data, o e-commerce preparou-se e aumentou suas vendas em 217% em relação ao ano anterior. Para 2014, as expectativas só aumentam: é estimado pela E-bit um total de 3,37 milhões de pedidos feitos pela internet. Por isso, a evolução do setor não pode parar.

Assim, algumas características tornaram-se primordiais para que e-commerces de qualquer porte tenham um bom desempenho em períodos como a Black Friday:

  • Aumento de desempenho: o uso de técnicas de otimização do “front-end”, combinadas com o uso de uma CDN (content delivery network) aumenta a performance de um site, reduzindo dramaticamente o tempo de carregamento do usuário.
  • Capacidade sob demanda, com suporte a picos de tráfego e proteção contra ataques DDoS.
  • Disponibilidade: manter o site disponível, com a estrutura adequada em todos os momentos da compra, da primeira página ao carrinho de compras.

Com tais recursos é possível conquistar resultados importantes para o e-commerce: aumento significativo na taxa de conversão e redução de custo. Então, mãos a obra e boas vendas!

Vinicius Agostini, diretor de Marketing da Exceda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile