Relatório mostra que trocas e devoluções no e-commerce ainda são entraves para varejistas

0

A Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços de São Paulo (Fecomercio-SP) alerta que as trocas e devoluções de produtos no e-commerce representam 5% das vendas e ainda são obstáculos tanto para os varejistas quanto para os consumidores.

Segundo o relatório WebShoppers, da E-bit, o processo de troca e devolução não está bem resolvido no comércio eletrônico. Apenas três em cada dez pessoas que pensaram em realizar uma troca conseguiram efetivar o processo sem dificuldade. Duas em cada dez pessoas que pensaram em devolver a mercadoria conseguiram fazer a devolução sem nenhum empecilho.

O valor da troca ou devolução do produto muitas vezes é arcado pelo varejista e representa um porcentual relativamente alto nas planilhas, podendo chegar a cinco vezes o custo de entrega das mercadorias. A categoria que mais demanda esse tipo de serviço é "moda e acessórios", em razão da falta de padronização de tamanhos no setor. Contudo, os fabricantes de roupas e acessórios cada vez mais buscam padronizar seus produtos com uma agenda propositiva, iniciando o processo com roupas infantis e avançando em outros grupos com um prazo mais "elástico".

A política de troca e devolução muitas vezes é ignorada pelos consumidores no momento da compra, já que estes privilegiam outros fatores para a decisão de adquirir um produto, como preço competitivo, frete e parcelamento. Segundo o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, Pedro Guasti, o problema realmente é percebido quando o produto não atende às necessidades. "Processos burocráticos para a realização de uma troca ou devolução podem levar o consumidor a desistir da prática de compra online", afirma.

A implantação de uma política de trocas e devoluções é um fator decisivo para o sucesso do e-commerce. Para as lojas que estimulam esses processos, expondo a prática como facilitadora, o índice pode chegar a 10% dos pedidos, segundo o estudo. "As empresas que tiverem escala e conseguirem oferecer a prática de forma mais transparente e sem dificuldades poderá ganhar pontos na preferência dos consumidores e na corrida da satisfação dos clientes", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.