Publicidade
Início Blogueria Como maximizar investimentos em TI diante do cenário econômico

Como maximizar investimentos em TI diante do cenário econômico

0
Publicidade

Mesmo assim, gerar oportunidades em uma época como essa não é tão simples e, por isso, os investimentos devem ser muito bem planejados e aproveitados ao máximo. Devido à constante e rápida evolução e às inúmeras facilidades que oferece, a tecnologia é um setor que não pode deixar de ter capital aplicado, uma vez que possibilita oferecer mais agilidade, modernidade e segurança em seus processos. Os segmentos de finanças e serviços comprovam esta tese: segundo a Febraban, o setor financeiro investiu R$ 21,5 bilhões em tecnologia da informação e comunicação em 2014, o que representa um crescimento de 3,3% se comparado com 2013. O relatório também aponta que o setor de serviços destinou 10,8% de sua receita à tecnologia.

Porém, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em maio de 2015, aponta que apenas 27% das empresas estão dispostas a aumentar seus investimentos nos próximos 12 meses devido aos atuais desafios econômicos no país. Enquanto isso, de acordo com outro estudo da mesma instituição, cada 1% de emprego de capital feito em tecnologia aumenta em 7% o lucro das companhias em um período de dois anos, ou seja, está provado que investir em tecnologia é fundamental para o crescimento das empresas.

Se esta necessidade existe, mas o momento também exige cautela, o ideal seria maximizar estes investimentos de forma que eles sejam aproveitados integralmente. Mas, como fazer isso? É possível ter diferentes funcionalidades em uma única solução e assim garantir que a empresa esteja alinhada às tendências de mercado?

Imagine que uma empresa precise que alguns funcionários acessem aplicativos e documentos de um determinado projeto durante uma viagem de negócios, e que as demais equipes tenham acesso online a fim de tomarem outras providências. É fundamental que este conteúdo esteja completamente protegido contra vazamentos ou invasões. Perder tempo com trocas de e-mails para enviar os documentos  — que muitas vezes, são pesados — não seria uma boa opção, pois tornaria o processo moroso, deixando o cliente insatisfeito e com risco de migrar para a concorrência.  Ao mesmo tempo, essa mesma empresa não possui o budget necessário para fazer um grande investimento em tecnologia. Como resolver?

Investir em tecnologias de virtualização, armazenamento em nuvem, mobilidade e entrega de aplicativos permitem que o acesso seja feito de maneira rápida e fácil. Soluções que permitem a criação de espaços de trabalho móveis garantem segurança e a melhor experiência para o usuário, a partir de qualquer dispositivo e rede. Assim, ele e a equipe designada pela empresa podem verificar e editar todo o conteúdo que for necessário, utilizando os aplicativos que precisam. Além disso, a gestão é simplificada, possibilitando que o departamento de TI atue de maneira mais estratégica, sem tempo com manutenções desnecessárias.

Outro ponto é dar preferência para companhias que forneçam pacotes completos que atendam a todas as necessidades da empresa e que ofereçam escalabilidade em seus produtos. Assim, é possível realizar a implementação com mais agilidade e no tamanho que a empresa precisa naquele momento, possibilitando a ampliação do uso sem modificar toda a estrutura, além de garantir total integração entre elas, o que possibilita o máximo de aproveitamento destas soluções.

Investir recursos de forma inteligente é a melhor maneira de garantir o sucesso, pois além de poupar gastos desnecessários, é uma forma de melhorar processos e prazos, assegurando a satisfação de clientes, parceiros e funcionários, o que certamente colocará a empresa à frente do mercado.

*Luis Banhara é diretor geral da Citrix no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile